facebook
instagram
linkedIn
youtube
facebook
instagram
linkedIn
youtube

Seminário on-line Departamento de Geofísica IAG/ USP – 05/11

Título: Bacia intracratôncia do São Francisco, Brasil: um mini arquivo de eventos e processos geológicos do Sistema Terra

Resumo: Por ocuparem litosferas antigas e capazes de sobreviver a sucessivos episódios de reciclagem crustal no tempo geológico, bacias intracratônicas são importantes repositórios da história do Sistema Terra. Distribuindo-se por uma área aproximada de 350.000 km2 no leste do Brasil, a Bacia intracratônica do São Francisco contém o registro de múltiplos eventos tectônicos e climáticos mais jovens que 1,8 Ga. Tal registro marca a trajetória da litosfera São Francisco-Congo desde sua estabilização, passando por sua aglutinação a outros blocos litosféricos durante a formação do Supercontinente Gondwana Ocidental (Pangea) no limite Neoproterozoico-Paleozoico e sua posterior quebra durante a abertura do Atlântico Sul, no Mesozoico. Os depósitos sedimentares da bacia contêm ainda importantes fragmentos da história evolutiva da biosfera e registros de alguns dos eventos climáticos extremos que afetaram o planeta ao final do Pré-Cambriano. Veremos nesta apresentação que a Bacia do São Francisco pode ser vista como um mini arquivo de eventos e processos do Sistema Terra ao longo de 1/3 da sua existência. Este intervalo contempla os passos entre a juventude e o estágio atual de maturidade do planeta e ainda guarda muitas questões abertas.

Data: 05/11/2020 (quinta-feira)
Horário: às 16h30
Local: A transmissão será feita através do YouTube no link.
Palestrante: Prof. Humberto Reis – Engenharia Geológica (UFOP)

É gratuito e não é necessária a inscrição. Os participantes receberão certificado de participação, para solicitar, após o término da apresentação, preencher o formulário.

Petrobras CGG

SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica
Endereço: Avenida Rio Branco, 156, sala: 2509
CEP: 20040-003 - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel / Fax: + 55 21 2533-0064

SBGf nas Redes Sociais
facebook instagram linkedIn youtube