facebook
instagram
linkedIn
youtube
facebook instagram linkedIn youtube

NOTA DE FALECIMENTO

FERNANDO BRENHA RIBEIRO
 
A Sociedade Brasileira de Geofísica comunica, com muito pesar, o falecimento do Professor Fernando Brenha Ribeiro, em 16 de abril de 2021, aos 65 anos de idade.
 
O professor Brenha Ribeiro atuou durante toda a sua vida profissional junto ao Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), iniciando sua carreira de pesquisador e docente em agosto de 1980. Sua formação inclui bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP (1977), seguido de mestrado (1981) e doutorado (1988) em Geofísica pelo IAG-USP. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Michigan entre 1988 e 1989. Em 1999 obteve o título de Livre-Docente no IAG-USP, atuando ali desde então como Professor Associado, até atingir o nível III desta categoria.
 
As suas linhas de pesquisa se concentraram nas áreas de Geofísica Nuclear e Fluxo de Calor terrestre. É autor de diversos livros e apostilas relacionados a métodos matemáticos aplicados à Geofísica, sempre prezando pela busca de um ensino de qualidade com rigor teórico. Publicou em 2020 junto à SBGf o livro “Métodos Matemáticos em Geofísica I: solução da equação de difusão de calor”.
 
Vimos manifestar nossa solidariedade a seus familiares e amigos e o nosso profundo respeito a este grande cidadão que contribuiu para a Geofísica, a pesquisa e a educação no Brasil.
Compartilhar em:
Petrobras