facebook
instagram
linkedIn
youtube

NOTA DE FALECIMENTO

ROBERTO FAINSTEIN

A SBGf comunica com pesar o falecimento do Geofísico Roberto Fainstein, 82 anos, ocorrido no último dia 02 de março de 2022, no Timor Leste, onde estava trabalhando, como conselheiro e instrutor eventual para o Schlumberger Next, em atividade que adorava, transmitir seus conhecimentos. 

Roberto Fainstein, PhD pela Rice University, Texas, era Conselheiro de Geofísica & Membro Emérito da SEG – Society of Exploration Geophysicists, com mais de quarenta anos de experiência internacional no negócio de petróleo, principalmente trabalhando na Petrobras, Atlantic Richfield e Schlumberger.

Na Petrobras, atuou nas atividades de exploração sísmica na Amazônia e, por vários anos no mar, pioneiro das atividades exploração offshore. Foi Geofísico Chefe do Projeto REMAC o primeiro levantamento geológico-geofísico abrangente de toda a Margem Continental Brasileira. 

Também na década de 70, no Woods Hole Oceanographic Institution, publicou o primeiro conjunto de mapas magnéticos para todas as bacias offshore do Brasil. 

Mais recentemente, ao retornar ao Brasil, pela Geco-Prakla/Schlumberger, foi responsável pelo projeto e implementação dos programas sísmicos multiclientes regionais 2D/3D Brasil, que levaram a descobertas significativas em águas profundas, tanto no Pós-Sal quanto no Pré-Sal.

Durante alguns anos foi apoiador da SBGf, realizando palestras e cursos, uma pessoa inspiradora, um bom amigo, ótimo profissional e um grande geofísico. 

Vimos manifestar nossa solidariedade a seus familiares e amigos e o nosso profundo respeito a este grande cidadão.

Compartilhar em:

Associados corporativos