Seminário do Departamento de Geofísica do IAG/USP – 07/04

Título: Geocronologia do magmatismo máfico e de alterações hidrotermais da margem Sudeste brasileira durante a abertura do Atlântico Sul

Resumo: As intrusões máficas presentes no Domínio Tectônico de Cabo Frio, na margem Sudeste do Brasil, estão intimamente ligadas ao processo de ruptura continental, e integram o Enxame da Serra do Mar. No entanto, a aplicação da geocronologia 40Ar/39Ar em algumas de suas fases minerais revelou registros discrepantes e complexos de idades de intrusão e de alterações hidrotermais, por vezes bastante influenciados por excesso de Ar. Análises por aquecimento gradativo (step-heating) de agregados de anfibólio e biotita indicaram idade mínima de intrusão de 132.83 ± 0.30 Ma, ocorrida cerca de 2 Ma após o pico do vulcanismo da Província Paraná-Etendeka. Por sua vez, cristais de plagioclásio revelaram registros de percolação de fluidos hidrotermais em cerca de ~106 Ma, e entre 60-30 Ma. Tais fluidos também afetaram parcialmente a geoquímica e as assinaturas isotópicas de Sr e de Pb de rocha-total.

As ocorrências dos processos hidrotermais coincidem com pulsos magmáticos alcalinos que afetaram a crosta do Sudeste brasileiro durante sua extensão. O efeito destas células de circulação nas assinaturas 87Sr/86Sr das intrusões de Cabo Frio sugere que os fluidos se originaram na interação entre os magmas alcalinos e camadas salinas das bacias offshore. Considerando que tais células podem ter percorrido parte significativa das margens Sudeste e Sul brasileiras, e que cristais de plagioclásio são a fase mais utilizada em estudos geocronológicos 40Ar/39Ar das rochas magmáticas costeiras, torna-se necessário reavaliar boa parte das idades mais recentes encontradas na literatura. Esta reavaliação possivelmente contribuirá para estabelecer escalas de tempo mais precisas dos processos tectônicos iniciais ligados à abertura do Atlântico Sul.

Data: 07/04/2022

Horário: 16h30

Local: Presencial – Auditório P217 / Online – Transmitido através do Youtube.

Palestrante: Karine Zuccolan Carvas (Doutoranda do Depto. de Geofísica IAG/USP)

Solicitação do certificado de participação no link.

Compartilhar em:

Associados corporativos

Petrobras

SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica - 2021