Seminário Especial: o Dia do Geofísico

Através de uma consulta pública, em 2020, a Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) instituiu o dia 31 de maio como o Dia Nacional do Geofísico. Essa data foi escolhida com uma recordação ao dia 31 de maio de 1932, quando a pesquisadora Inge Lehmann endereçou uma carta onde propunha os dados por ela pesquisados, que comprovaram a existência da descontinuidade Lehmann.

O profissional de Geofísica estuda as propriedades físicas da Terra para investiga seu interior, desde as camadas mais superficiais, onde se alojam os recursos minerais, às porções mais profundas de nosso planeta, conhecidas unicamente pelas informações geofísicas.

A fim de comemorarmos essa data com nossos pesquisadores Geofísicos do Departamento e a comunidade discente da Pós-Graduação, convidamos três pesquisadores para nos apresentar mais sobre o que é ser geofísico e as atividades de pesquisa deste profissional.

Palestrantes:

  • Dra. Roberta Mary Vidotti, pesquisadora e professora em Geociências na UnB e atualmente presidente da SBGf;
  • Dr. Renato Cordani, pesquisador em Geofísica formado pelo IAG/USP fundador da RECONSULT Geofísica atuando como consultor em empresa privada especialmente na área de exploração mineral e;
  • Dr. Cleverson Guizan, pesquisador e professor em Geologia/Geofísica na UFF, que nos apresentará uma pesquisa coordenada por ele na academia: O registro sismo-estratigráfico do preenchimento sedimentar da Baía de Guanabara.

Data: 01/06/2022 (quarta-feira)
Hora: 15h (horário de Brasília)
Local: Auditório Emmanuel Liais – Pós-graduação Observatório Nacional e online
via Zoom com transmissão pelo YouTube.

Compartilhar em:

Associados corporativos

Petrobras

SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica - 2021