facebook
instagram
linkedIn
youtube

Observatório Nacional sediará evento internacional de paleomagnetismo e geomagnetismo

O evento bianual da Associação Latino-americana de Paleomagnetismo e Geomagnetismo (Latinmag) ocorrerá em novembro de 2023

O Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI) – sediará o evento bianual da Associação Latino-americana de Paleomagnetismo e Geomagnetismo (Latinmag) em novembro deste ano.

O objetivo do evento é promover a colaboração e o compartilhamento dos últimos resultados entre as comunidades latino-americanas em temas de paleomagnetismo, geomagnetismo, magnetoestratigrafia, magnetismo ambiental e outros temas relacionados desenvolvidos na América Latina e no exterior.

O responsável por apresentar a proposta para a realização do próximo Latinmag em 2023 no ON foi o pesquisador da área de Geofísica, Dr. Daniel R. Franco. A candidatura do Observatório Nacional se insere no contexto da implantação do novo Laboratório de Paleomagnetismo e Mineralogia Magnética (LP2M-ON).

O LP2M-ON realizará pesquisas e prestação de serviços em Magnetismo Ambiental, Magnetoestratigrafia e Cicloestratigrafia. Além disso, permitirá a complementação da tradicional atividade do ON de realizar investigações sobre o campo magnético da Terra, permitindo observações deste tipo de registro para o passado geológico profundo, o que é feito por poucas instituições no mundo, em amplo espectro temporal.

Sobre a Latinmag

Criada em maio de 2007, a Latinmag é uma associação sem fins lucrativos dedicada à cooperação altruísta entre a comunidade paleomagnética e geomagnética da América Latina. A missão fundamental da Associação é promover e diversificar os estudos paleomagnética, do magnetismo das rochas e áreas afins, na América Latina, por meio de reuniões científicas bianuais em algum dos países membros da Associação.

Compartilhar em:

Associados corporativos