ROBERTO GAMARRA MORALES
A SBGf comunica o falecimento do Geólogo-Geofísico, Consultor em Geofísica, Roberto Gamarra Morales, ocorrido em 24/02/2023. Morales, como era conhecido por seus colegas, era boliviano, formado na universidade Federal de Ouro Preto, em 1963. Ingressou na Petrobras em 1964, iniciando suas atividades em Maceió (AL). Trabalhou na Petrobras e na BRASPETRO por 28 anos, tendo se aposentado em 1992. Trabalhou também nas empresas Expetro, Starfish, CMG, CGG, PDVSA, Silver Martin, Odebrecht e Sonangol.
Morales, além de um profissional respeitado, foi um grande ser humano, tratando seus colegas com uma simpatia contagiante, com bom humor, sempre com um sorriso para todos.
Em sua geração, foi um geólogo-geofísico com destaque na Petrobras, tanto como técnico, como gerente de geofísica, na bacia de Campos (década de 70) e na BRASPETRO, no Brasil e em Angola (década de 80). Também pela BRASPETRO participou de locações de perfurações que redundaram em descobertas em Trinidad *& Tobado, campos de Chaconia e Hibiscus (1981).
Na área de inovação técnica em geofísicas contribuiu para importantes avanços, como por exemplo, o ITERDEC, que foi inspirado nos trabalhos pioneiros de Morales no campo de Garoupa. Na antiga Geoquest, trabalhou pela Petrobras, em projeto conjunto, no entendimento do sinal sísmico e nas técnicas de inversão o coloca entre os pioneiros no que chamamos hoje de Geofísica de Reservatórios. A seguir, figura extraída do livro Análise do Sinal Sísmico (Romanelli 2010), obtida pelo Morales & Tassini (1977), no trabalho pioneiro realizado no campo de Garoupa, bacia de Campos.
Exemplo de sessão de pseudoimpedâncias acústicas (tempo como escala vertical); juntamente com o perfil de impedâncias acústicas de um poço da bacia de Campos.
Vimos manifestar nossa solidariedade a seus familiares e amigos e o nosso profundo respeito a este pioneiro da Geofísica de Petróleo no Brasil.
A cerimônia de cremação será no dia 25/02/2023, sábado, a partir das 10h, na Capela A premium, no Cemitério são Francisco Xavier, Rua Monseior Manuel Gomes, 155, Cajú, Rio de Janeiro.