Anomalias Radiométricas de Superfície em Jazidas Cobertas por Mantos Lateríticos de Intemperismo Exemplo da Jazida de Urânio Laranjeiras, Lagoa Real, BA
Abstract
A Província Uranífera de Lagoa Real, localizada no centro-sul da Bahia, contém diversas jazidas de U descobertas por levantamento aerogeofísico (radiométrico). A distribuição dos depósitos de urânio está ligada à evolução recente da paisagem. Estudos geomorfológicos preliminares revelam dois contextos preferenciais para as anomalias radiométricas: a zona de escarpa, onde se encontram todas as jazidas conhecidas; e o alto platô, com anomalias fracas e difusas. A jazida Laranjeiras é um bom exemplo de jazida de encosta. Ela é recoberta por um manto de intemperismo laterítico típico de ambientes tropicais. Os estudos geoquímicos mostram que o U lixiviado das mineralizações migra, com os elementos associados, em direção a jusante. A relação entre o U remobilizado e sua expresão radiométrica superficial é estabelecida.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v11i2.1146
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)
Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br
Since 2022, the BrJG publishes all content under Creative Commons CC BY license. All copyrights are reserved to authors.