Efficiency Of Eddy Transpoiuts and Nongeostrophic Effects During the, Life Cyclb of a Baroclinic Instability

V.B. Rao, R.F.C. Marques

Abstract


Correlation coefficients between the meridional wind and zonal wind and temperature can be used to define the efficiency of eddy trans- port of momentum and heat. We used such a definition and found that medium-scale baroclinic eddies become efficient in transporting heat and momentum during the mature stage of the life cycle. The correlation coefficients between eddy momentum trans- ports and momentum efficiency and eddy heat transports and heat efficiency are significantly high showing that efficiencies are associe ( ated with higher momentum and heat transport. We found that nongeostrophic components are more for the momentum transport. than for the heat transport. We calculated the contribution of nongeostrophic components for different forms of the energies and also for the energy conversion. It is found that the highest contribution of nongeostrophic components is for eddy available potential energy which is around 40% and the lowest is for conversion term between al zonal and perturbation available potential energies which is around
10%.


A EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE TURBULENTO E OS EFEITOS NÃO-GEOSTRÓFICOS DURANTE O CICLO DE VIDA DE UMA INSTABILIDADE BAROCLÍNICA


Os coeficientes de correlação entre ovento meridional e temperatura e entre o vento meridional e zonal podem ser usados para definir a eficiência dos transportes turbulentos de calor e momentum, respectivamente. Com o uso desta definição, encontrou-se que o distúrbio baroclínico de média-escala é mais eficiente em transportar calor e momentum durante o estágio A de maturidade de seu ciclo de vida. Os coeficientes de correlação entre o transporte de momentum turbulento e eficiência do transporte de momentum e o transporte de calor turbulento e a eficiência do transporte de calor são altamente significativos, mostrando que eficiências estão associadas com maior transporte de momentum e calor. Verificou-se também que os componentes não-geostróficos são maiores para o transporte de momentum do que para o transporte de calor. Calculou-se também a contribuição dos componentes não- geostróficos para energia potencial disponível zonal e turbulenta e energia cinética zonal e turbulenta e suas conversões. Encontrou-se que a maior contribuição dos componentes não-geostróficos foi para a energia potencial disponível (em torno de 40%) e a menor para o termo de conversão entre energia potencial disponível zonal e turbulenta (em torno de 10%).


Keywords


Transporte turbulento; Instabilidade baroclínica; Efeitos não geostróficos; Eddy transport; Baroclinic instability; Nongeostrophic effects

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DOI: http://dx.doi.org/10.22564/brjg.v11i2.2289

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