Feições geomorfológicas indicativas de variações eustáticas e de exposição subaérea da plataforma continental sul fluminense durante o Pleistoceno Superior-Holoceno*
Abstract
Keywords: continental shelf, marine geomorphology, forced regression, late Pleistocene, Holocene deposits.
RESUMO. A interpretação de perfis de sísmica de reflexão monocanal sparker, integrada ao arcabouço estratigráfico recentemente proposto para a plataforma continental fluminense, permitiu uma nova interpretação em outros contextos de oscilações glacioeustáticas para a formação das feições de fundo anteriormente reconhecidas ao longo das isóbatas de 50 m, 100 m, 110 m, 130 m e 150 m. As feições ao longo das isóbatas de 50 m e 100 m, anteriormente interpretadas como paleolinhas de costa desenvolvidas em posições de nível de mar estacionário durante a Transgressão Holocênica, foram reinterpretadas como faces frontais inclinadas de prismas sedimentares progradantes de nível de mar alto, respectivamente do Holoceno e do Pleistoceno Superior (subestágios isotópicos marinhos 5e, 5c e 5a e o estágio isotópico marinho 3). As escarpas e os patamares erosivos ao longo das isóbatas de 110 m e 130 m foram antes interpretados como sistemas costeiros praiais esculpidos durante o máximo glacial (escarpa a -130 m, a 15 ka) e durante níveis de mar estacionários da última deglaciação (escarpa a -110 m, a 13 ka). Neste trabalho estas feições, juntamente com o escarpamento a -150 m, foram reinterpretados como remanescentes erosivos formados em condições de regressão forçada em períodos de aceleração de queda ou de estabilização de nível eustático durante a Regressão Wisconsiniana, hoje preservados como feições sucessivamente mais profundas e jovens em direção à borda de plataforma.
Palavras-chave: plataforma continental, geomorfologia marinha, regressao forçada, Pleistoceno Superior, depósitos holocênicos.
*Esta é uma contribuição do grupo de estudos GEOMARGEM – Geologia e Oceanografia de Margens Continentais Passivas (http://www.geomargem.org)
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v29i3.102
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)
Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br
Since 2022, the BrJG publishes all content under Creative Commons CC BY license. All copyrights are reserved to authors.