Referencial Sistêmico "In Natura" no Arenito Sergi, no Semi-Árido da Bahia, para Estudo Geofísico da Hidrodinâmica da Injeção de Água
Abstract
Estudos geoffsicos de detalhe empregando métodos sensíveis a variações de satu-
ração da-rocha, estão sendo realizadós, tendo em vista a experiência de injeção de água no arenito Sergi, na área-teste de Cocorobó, Bahia. Os estudos têm como o6jetivo mapear a piopagação, com o tempo, da frente de saturação e avaliar os puia-"tro" þtroffsi"oi me¿idos em perfodos distintos: (i) anæs da injeção' (ii) sob condição de sattrração parcial e (iii) após a completa saturação do reservatô rio. Os reJulødos dos eitudôs da fase pré-injeção, referentes a 28 sondagens elé- tricas verticais e sete perfis sfsmicos de refração mostram quê, localmente, a For- mação Sergi é um sisæma de duas camadas: uma superior, transicional aos folhe-lhos Itapirica, tendo resistividade de 25 Om e velocidade sfsmica (Vp) I.IOO-â.OOO -fr. A camada principal do a¡enito tem resistividade de l.2OO a 1.60O Om e vp variando de 2.0oo -2.250 m/s, a depender da porosidade e do teor de argila presente na rocha. A ârea é coberta por tuna camada de areias secas' com espes-sqrai Ar 6 a 8,0 m. O substrato é formado pelos folhelhos da Fm Alian-ça, que apresenta os valores mais baixos de resistividade (50 om), bem como os .tn¿oi"" rriais elevados de Vp (2.950 - 3.000 m/s). Mapas de poæncial espontÍineo refletem as feições geológicas da ârea, evidenciando as Formações Sergi e Itapari-ca e pequenas anomalias, uma delas originada do revestimento metálico do poço de inþção, e as demais, de zonas de infiltração de ágUa. Esses resultados formam o sistema geral de referência para os estudos posteriores.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v7i1.1076
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)
Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br
Since 2022, the BrJG publishes all content under Creative Commons CC BY license. All copyrights are reserved to authors.