Trainee pela Votorantim Metais, geólogo pleno de mina, geólogo pleno de exploração, geólogo pleno de recurso geológico de curto e longo prazo, analista ambiental no IBRAM e especialista em recursos minerais no ANM. Gestor em Segurança de Barragens de Mineração ANM. Chefe da Divisão de Expedição e Controle da Diretoria de Fiscalização do ANM. Coordenador de Fiscalização da Pesquisa Mineral ANM e gestor de segurança de barragens de mineração Brasil. Foi gerente de segurança de barragens de mineração Brasil de dezembro de 2018 até junho de 2022, quando assumiu o cargo de Superintendente de segurança de barragens de mineração na ANM.
Coordenador de Estudos Integrados no Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Engenheiro Civil e Especialista em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília, e Master em Building Information Modeling pelo Instituto Zigurat/Espanha. Servidor da SEDEC desde o ano de 2010, tendo atuado como coordenador geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, realizando diversas atividades de preparação, resposta, recuperação de desastres, incluindo trabalhos desenvolvidos nos desastres em Mariana/2015 e Brumadinho/2019, e outras emergências. No Departamento de obras da SEDEC, coordena projeto de capacitação de agentes de defesa civil para elaboração conjunta de PAE e Planos de Contingência, atua em Acordo de Cooperação Técnica federal para segurança de barragens, é ponto focal da SEDEC no tema de barragens e vem participando de diversos fóruns oficiais referentes a revisões normativas, articulação de instituições federais e debates técnicos. Atua ainda em ações de reconstrução e restabelecimento após desastres e coordena missões humanitárias internacionais.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Geologia com ênfase em Geofísica Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), pesquisador visitante do Departamento de Geofísica da Colorado School of Mines, Golden, CO (EUA) de 2008 a 2009, Doutorado em Geologia com ênfase em Geofísica Aplicada a exploração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Colorado School of Mines (2009), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas / Ohio University (2012), Pós-Doutorado na Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Trabalhou por 13 anos na mineradora VALE SA onde foi Gerente de Geotecnia, Hidrogeologia e Fechamento de Mina de Ferrosos e Gerente de Exploração Mineral de Minério e Ferro e Manganês, foi responsável pelas áreas de Minério de Ferro e Manganês em Carajás, Corumbá e Minas Gerais até fevereiro de 2016. Atualmente é professor de Geofísica Aplicada no Instituto de Geociências da UFRJ e Pesquisador Responsável pelo Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA) e pelo Laboratório de Geofísica e Petrofísica (LAGEP).
Físico (USP, 1973) e doutor em Geofísica (Edinburgh, 1978). É professor titular sênior do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Trabalha com sismicidade brasileira (mecanismos de falhamento, tensões crustais, sismicidade induzida e perigo sísmico) e estudos de estrutura da crosta e do manto superior no Brasil e América do Sul. Publicou ~100 trabalhos em revistas internacionais. Coordenou a implantação da Rede Sismográfica Brasileira. Já orientou 24 Mestres e 14 Doutores. Foi Secretário Executivo da Latin American and Caribbean Seismological Commission (comissão regional da IASPEI) de 2012 a 2022.
Roel Snieder holds the W.M. Keck Distinguished Chair of Professional Development Education at the Colorado School of Mines. He received in 1984 a Masters degree in Geophysical Fluid Dynamics from Princeton University, and in 1987 a Ph.D. in seismology from Utrecht University. In 2000 he was elected as Fellow of the American Geophysical Union. He is author of the textbooks “A Guided Tour of Mathematical Methods for the Physical Sciences”, “The Art of Being a Scientist”, and “The Joy of Science” that are published by Cambridge University Press. In 2011 he was elected as Honorary Member of the Society of Exploration Geophysicists, and in 2014 he received a research award from the Alexander von Humboldt Foundation. In 2016 Roel received the Beno Gutenberg Medal from the European Geophysical Union and the Outstanding Educator Award from the Society of Exploration Geophysicists. Roel developed and taught the classes “Introduction to Research Ethics” (SYGN502), “Research, Values, and Communication” (HASS360), and “Science and Spirituality” (HASS469). He received in 2020 the Ange Melagro Prize for his outstanding class Science and Spirituality. From 2000-2014 he was a firefighter in Genesee Fire Rescue where he served for two years as Fire Chief.
Tjaart studied a Bachelor of Science (Hon) majoring in Applied Mathematics at the University of Cape Town. He did his Masters in Applied Mathematics focusing on Geomagnetism also at University of Cape Town (in collaboration with the Institut de Physique du Globe de Paris). Tjaart is currently enrolled in a PhD at Colorado School of Mines, working with his advisor Roel Snieder on further developing seismic interferometry techniques for tailings dams. Tjaart’s primary focus is the further development of time lapse monitoring of velocity variations using seismic interferometry in various industrial applications, most notably tailings storage facilities.
Geofísico e especialista em Gerenciamento de Área Contaminadas com mais de 18 anos de experiência em aquisição, processamento e análise de dados geofísicos. Atua com geofísica aérea e terrestre para exploração mineral, meio ambiente, infraestrutura, engenharia, geologia e geotecnia no Brasil e exterior. Desde 2014 é responsável técnico pelas áreas de Geofísica e Meio Ambiente da Fugro Land no Brasil, atuando diretamente com análise e interpretação de dados geofísicos em segurança de barragens.
Cientista da computação e DSc. em Geofísica aplicada. Sócio-fundador e atual diretor executivo da Invision Geophysics, possui ampla experiência em Gestão de projetos executivos, desenvolvimento de projetos de tecnologia geofísica, caracterização de reservatórios, desenvolvimento de softwares geocientíficos para a área de mineração e óleo e gás.
Graduado em Geofísica (2016) pela Universidade de Brasília (UnB), e mestre em Geofísica Aplicada (2019), pelo Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (PPGGAG) da UnB, com a aplicação de sísmica de reflexão para a investigação de bacias terrestre e marinha, respectivamente. Atua desde 2020 como Geofísico pela Tetra Tech, no estudo de vibrações dentro do ambiente minerário, e em especial, com o monitoramento microssísmico de diversos tipos de estrutura geotécnicas, desde o planejamento do sistema à análise dos dados.
Geóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no planejamento, aquisição e processamento de dados para a investigação e monitoramento de estruturas de disposição de rejeito. Dentre os principais projetos, realizou análises de vibrações com sismógrafos de engenharia, análises probabilísticas de ameaça sísmica e participou do desenvolvimento do monitoramento microssísmico (abordagens passiva e interferométrica). Atuou por 3 anos na empresa Tetra Tech, onde assumiu o cargo de líder da equipe de geofísica. Em 2021, iniciou seus estudos no programa de mestrado em Engenharia Mineral da Polytechnique Montréal. Em seguida, foi convidada a ingressar diretamente no doutorado, em virtude de seu desempenho acadêmico. Sua tese dissertará sobre o processamento e sensibilidade da interferometria sísmica do ruído ambiente em barragens de rejeito.
Dr. Ben Witten is currently principal research scientist at Nanometrics Inc. in Ottawa, Canada. He holds a BS (2005) in applied mathematics from Columbia University, an MS (2008) in geophysics from Stanford University, and a PhD (2017) in geophysics from the University of Western Australia. Dr. Witten has 15 years experience in passive seismic research and processing in both industry and academia. His is focused on improving seismic monitoring for various applications including induce and microseismicity and structural monitoring. He also works to apply and integrate new technologies for monitoring applications.
profissional com graduação em geologia, mestre em Engenharia Ambiental e Urbana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de concentração de geotecnia, doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa de geofísica aplicada. Tem 25 anos de experiência em consultoria, atuando como especialista técnico e gerente de negócios em geotecnologias e geotecnia pela Geoexplore e Coffey. De 2012 até 2016 atuou na gestão dos negócios da Coffey relacionados com geomecânica, monitoramento geotécnico, mapeamento geológico-geotécnico, geotecnia para espeleologia e modelagem matemática. Nos últimos anos vem se dedicando aos projetos de geofísica aplicada à caracterização de cavidades naturais subterrâneas, monitoramento microssísmico de estruturas geotécnicas e a aplicação de geotecnologias para recursos naturais. Atualmente ocupa a posição de Líder Técnico de Geotecnologia na Tetra Tech, além de ser pesquisador do Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA) da UFRJ.
Possui graduação em Geofísica (2019), mestrado em Geociências Aplicadas (2022) e é doutorando na mesma área, todos pela Universidade de Brasília. Atualmente atua como geofísico na empresa Neogeo Geotecnologia, em Belo Horizonte-MG. Possui experiência no desenvolvimento de soluções computacionais para aplicações em geociências e em geofísica aplicada, principalmente na aquisição, processamento e interpretação de dados de eletrorresistividade, potencial espontâneo, GPR, magnetometria, sísmica de refração, MASW e métodos sísmicos passivos.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Especialização Lato Sensu em Master Engenharia em Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2016). Possui mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019) e, atualmente, é geólogo pela Neogeo Geotecnologia LTDA., na qual desenvolve e coordena projetos com ênfase em geotecnia e geofísica aplicada.
Dr. Gang Yu is the Senior Technical Director of BGP’s Optical Science & Technology Division and Senior Technical Advisor to the President of BGP. Providing technical support to BGP’s Optical Science & Technology Division and Non-Seismic Division. He provides technical advice to projects of microseismic monitoring of hydraulic fracturing operation, distributed acoustic sensing (DAS) VSP survey and 3D VSP imaging, integrated shale gas reservoir characterization, marine MMT and CSEM, land MT and TFEM, borehole-to-surface TFEM, etc. Dr. Gang Yu holds a B.Sc. (Exploration Geophysics) and a M.Sc. (Geophysical Instrumentation) from Chengdu University of Technology of China, and a Ph.D. (Applied Geophysics) from Macquarie University of Australia. He is an active member of the Society of Exploration Geophysicists (SEG), the European Association of Geoscientists and Engineers (EAGE), and Society of Petrophysicists and Well Log Analysts (SPWLA). Dr. Gang Yu has more than 35 years of international experience of geophysics, petrophysics, marine MT and CSEM, borehole seismic and logging services for the petroleum applications, environment, groundwater and mining industry. He lead, coordinated and participated in many advanced geophysical R&D projects, and also have demonstrated excellent organizational, operational, business development, marketing, communication and problem-solving skills.
Graduado em geologia (UNESP). Pós-graduado no curso de especialização “Investigação de subsolo - geotecnia e meio ambiente” (IPT). Doutorando em Geociências e Meio Ambiente (UNESP). Pesquisador Júnior da FIPT.
Graduado em física (PUC) e geofísica (USP). Mestrado em Geociências e Meio Ambiente (UNESP). Doutorado em Geociências (USP). Pesquisador II do IPT.
Bacharel em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999), especialista em Metalogênese pela Universidade de Campinas, mestre em Geologia, com ênfase em prospecção mineral pela Universidade de Brasília e Doutor em Gênese e Interação Solo Ambiente na Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de pesquisa mineral, amostragem, sensoriamento remoto (ótico e radar), geofísica aplicada, meio ambiente e geotecnia. Atualmente trabalha como Especialista técnico em monitoramento geotécnico na empresa Vale S.A., onde é responsável por Implantar e executar o programa de monitoramento por InSAR em todas as operações de Ferrosos no Brasil, incluindo o desenvolvimento de soluções de data analytics para interpretação dos dados, planejar e executar diversos estudos e monitoramento sísmicos em diferentes escalas e objetivos (sismos naturais e antrópicos) e implantar e consolidar o programa de levantamentos geofísicos para geotecnia (métodos elétricos, sísmicos e potenciais).
Especialista em Geociências na empresa Tetra Tech, atua principalmente com modelagem e inversão sísmica, sismologia de engenharia, microssísmica e site response analysis. É Geofísico pelo Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), com mestrado no método sísmico MASW (Multichannel Analysis of Surface Waves). Atualmente possui doutorado em andamento na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), no qual desenvolve software (Python e C) para inversão de dados sísmicos (Full Waveform Inversion - FWI). O doutorado encontra-se atrelado ao Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) da EPUSP. Além do exposto, possui Licenciatura em Física e Matemática com 15 anos de experiência como docente nas disciplinas.
Engenheiro de Exploração e Produção de Petróleo, Mestre em Engenharia de Reservatório e Exploração, e Doutorando, com ênfase em Geofísica Aplicada, pelo LENEP/UENF. Líder do Projeto de Monitoramento Microssísmico de Barragens - M²S – da Invision Geofísica, atua como Geocientista há mais de 6 anos, desempenhando atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em Monitoramento Microssísmico e Machine Learning, bem como na prestação de serviços de análise, processamento, condicionamento e inversão de dados sísmicos. Em 2019 foi vencedor do "The OpenEarth SBGf Hackathon - HACKA.GEO" durante o 16° Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Geologia com ênfase em Geofísica Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), pesquisador visitante do Departamento de Geofísica da Colorado School of Mines, Golden, CO (EUA) de 2008 a 2009, Doutorado em Geologia com ênfase em Geofísica Aplicada a exploração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Colorado School of Mines (2009), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas / Ohio University (2012), Pós-Doutorado na Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Trabalhou por 13 anos na mineradora VALE SA onde foi Gerente de Geotecnia, Hidrogeologia e Fechamento de Mina de Ferrosos e Gerente de Exploração Mineral de Minério e Ferro e Manganês, foi responsável pelas áreas de Minério de Ferro e Manganês em Carajás, Corumbá e Minas Gerais até fevereiro de 2016. Atualmente é professor de Geofísica Aplicada no Instituto de Geociências da UFRJ e Pesquisador Responsável pelo Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA) e pelo Laboratório de Geofísica e Petrofísica (LAGEP).
Geólogo e Mestre em Geociências (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Gerente de Projetos e Sócio da AFC Geofísica Ltda. Com mais de 20 anos de experiência em levantamentos geofísicos com diferentes metodologias aplicadas à prospecção mineral, engenharia, meio ambiente e águas subterrâneas. Na AFC, foi um dos desenvolvedores da técnica de aquisição de dados de IP profunda chamada IMIP; também um dos desenvolvedores do sistema de aquisição de dados ASIP, equipamento desenvolvido pela AFC com apoio da FINEP; e mais recentemente dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias geofísicas voltadas para projetos de mineração e engenharia de barragens.
Diego Barbosa atualmente é Geofísico Sênior na Seequent e mestre em Geofisica pela Universidade Federal Fluminense, possui mais de 10 anos de experiência em processamento de dados magnéticos, gravimétricos, elétricos e eletromagnéticos, e tem trabalhado com modelagem e inversão geofísica em diversas aplicações.
PhD student in applied geophysics at Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue (UQAT) with the Research Institute on Mines and the Environment (RIME). His main research interests are applications of electrical methods to groundwater, water flow and near-surface geotechnical/engineering problems, with a specific focus on mining environment and mining waste characterization and monitoring. He is the main researcher of several research projects on time-lapse electrical resistivity tomography monitoring of mining wastes with Rio Tinto Iron and Titanium and Canadian Malartic Mine, two major mines in Quebec, Canada. From 2020 to 2023, he received several excellence scholarships from the Society of Exploration Geophysicists, the Canadian Exploration Geophysical Society, the UQAT Foundation, the ERM-PDAC Sustainability Bursary and the Quebec government, including the prestigious Merit scholarship program for foreign students and the Quebec Geophysics Pioneers Scholarship.
Aproveite a oportunidade de ser um patrocinador do Workshop Monitoramento Geofísico de Barragens de Rejeitos. Faça sua marca visível e ajude a pesquisa científica deste Workshop.
Saiba mais