Programa Técnico


PPT Template - apresentações orais



PPT Template - apresentação em poster





27 de junho

O curso é voltado para aqueles que desejem aplicar corretamente modelos estruturais e técnicas de interpretação sísmica, com o objetivo de apresentar a natureza e a evolução de estruturas simples e complexas e sua interpretação na sísmica de reflexão, além de discutir o tempo de estruturas relativas à geração e migração de hidrocarbonetos.

Prof. Rick Souza de Oliveira possui graduação em Geologia pela UFPA (2007) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela UFPA (2010), onde desenvolveu pesquisas na área de diagênese, argilominerais, proveniência e análise de fácies. Desde 2019 desenvolve doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geologia da UnB, com temática voltada à aplicação de métodos potenciais e sísmicos no entendimento da evolução de bacia antepaís. Atuou na indústria do petróleo e gás por oito anos, tendo sido empregado da Petrobras S.A. onde ocupou o cargo de Geólogo Pleno de Exploração, participando de projetos de E&P principalmente na Bacia de Sergipe-Alagoas, com ênfase em sedimentologia e estratigrafia, atuando nos seguintes temas: análise de fácies, petrografia, diagênese estrutural, proveniência sedimentar, correlação rocha x perfil, petrossísmica, petrofísica básica e especial, caracterização de reservatórios, mapeamento de subsuperfície e estratigrafia de sequências. Atualmente é Professor vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), onde ministra as disciplinas Petrologia Sedimentar, Petrografia Sedimentar, Estratigrafia, Sismoestratigrafia, Prática de Campo de Estratigrafia, Geologia de Campo - Mapeamento I, Análise de Bacias Sedimentares, Geologia do Petróleo e desenvolve pesquisas na área de estratigrafia e métodos potenciais e sísmico, com foco no estudo de bacias sedimentares.

Revisão da teoria: Duração 1 hora
Propagação do som, princípio de Huygens, princípio de Fermat, lei de Snell, convolução, correlação, amostragem, transformada de Fourier, transformada wavelet.
Fontes: Dinamite, queda de peso, vibroseis. Arranjo de cargas
Receptores: Geofone, acelerômetro. Arranjo de receptores
Parâmetros da aquisição: Lanço endon, split, 2D, 3D, razão de amostragem, comprimento dos registros, fontes, receptores, filtros, intervalo de fontes, intervalo de receptores, quantidade e profundidade das cargas
Sinais: Reflexão e refração
Ruidos: Aleatórios e coerentes, ondas superficiais, múltiplas
Domínios: Fonte, canal, receptor, cdp, afastamento, inline, crossline, cross spread.
Dimensões: 2D, 3D, 4D e 5D

Processamento Sísmico Terrestre: 2h45m
Será apresentado na sequência de um fluxograma de processamento sísmico terrestre a teoria e a evolução dos resultados de uma linha sísmica 2D com algumas imagens de um 3D.
1 - Apresentação gráfica do sismograma;
2 - Leitura do SEGY;
3 – Cross correlação da fonte (se vibroseis);
4 - Conversão para fase mínima (se Vibroseis);
5 – Reamostragem;
6 - Correções estáticas;
7 - Atenuação de amplitudes anômalas;
8 - Atenuação de ruídos;
9 - Correções das amplitudes;
10 – Deconvolução;
11 - Balanceamento espectral;
12 – Ganho; 13 - Análise de velocidades;
14 - Correções estáticas residuais;
15 - Correções estáticas trim;
16 - Análise de Mute;
17 – Migração;
18 - Análise de velocidades;
19 – Empilhamento;
20 - FX Decon;
21 - Filtro de frequência.

Formado em geologia pela UFC em 1981, mestrado em geofísica pela UFBA em 1990. Trabalhou na Petrobras por mais de 29 anos na aquisição, controle de qualidade de bacias terrestres e marítimas, desenvolvimento de software, processamento sísmico e na área de ensino. Trabalhou nas unidades da Petrobras em Manaus, Natal, Salvador e Rio de Janeiro. Processou dados de todas maiores bacias terrestres brasileiras. Trabalhou com programação nas linguagens pascal, basic, fortran, e atualmente  com java.  É um dos sócios do CPGeo, criou e mantém o pacote de processamento sísmico 2D/3D HFS, utilizado na empresa e desenvolvido na linguagem java.


28 de junho



9:00 – 9:20 - Cerimônia da abertura

Eliane Petersohn é graduada em Geologia (BS) e mestre em Geologia Exploratória pela UFPR, e pós-graduada em Direito da Regulação pelo IBMEC. Eliane ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2006 como geóloga. Em 2010 foi nomeada Superintendente de Definição de Blocos, tornando-se responsável pela seleção e avaliação geológica das áreas para os leilões de petróleo e gás no país. Em 2019 foi nomeada Assessora de Exploração e Produção, responsável por fornecer insights técnicos para apoiar as decisões da Diretoria Colegiada sobre a políticas e regulamentos públicos. Eliane possui extensa experiência em projetos estratégicos de grande magnitude, incluindo a avaliação geológica para os leilões de petróleo e gás e o Plano Plurianual de Estudos de Geologia e Geofísica. Eliane também esteve envolvida na locação dos poços que descobriram dois dos maiores campos de petróleo do Brasil (Búzios e Mero), além de ter coordenado a primeira fase da cessão onerosa.

10:20 – 10:40 - Intervalo



Chair: Rui Pinheiro Silva (SBGf)


Geofísico de formação pela Universidade de São Paulo – USP em 2010, com 12 anos de experiência no setor de E&P, atuando em projetos de interpretação geofísica, gestão de dados geocientíficos e controle de qualidade de processamento sísmico terrestre. Atualmente é Team Leader de Aquisição e Processamento Sísmico da Eneva.

Geólogo, com mestrado em estratigrafia, com mais de 30 anos de experiência na indústria, atuando por diferentes empresas como Petrobras, Pecom, Maersk Oil, ENI, PPSA, tanto nas áreas de exploração como de desenvolvimento, em diferentes áreas e bacias sedimentares no Brasil e Argentina. Atualmente na 3R Petroleum como gerente de G&G e Reservatórios.


12:00 - 14:00: Almoço



Chair: Sergio Luciano Freire (CPGEO) e Frederico Miranda (Eneva)


Mário Sérgio Costa é consultor em Geofísica da Petrobras, lotado na Aquisição de Dados Geofísicos no Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA/SP – 1988 e possui Mestrado em Geofísica Aplicada na UFBA – 1997. Ingressou na Petrobras em 1990, no antigo Departamento de Exploração da Bacia Potiguar (DEBAR, em Natal/RN), onde iniciou sua atuação como Engenheiro de Equipamentos, sendo responsável técnico dos equipamentos de Processamento de Dados, Telecomunicações e de Sismografia de campo até 2008. A partir de 2009, passou a atuar como geofísico na Função Especialista (Exploração/Aquisição de Dados), sendo lotado no Rio de Janeiro/RJ, como projetista de levantamentos sísmicos terrestres e marítimos.

Possui graduação em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (2007), especialização em Geofísica do Petróleo e Gás Natural pelo Sistema Educacional Corporativo da Petrobras (2009), mestrado (2010) e doutorado (2021) em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia. Desde 2008 é geofísica na Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.), atuando no processamento sísmico, com ênfase em dados terrestres e de água rasa. No doutorado, trabalhou no desenvolvimento de métodos de reconstrução e filtragem de dados sísmicos multidimensionais. Tem interesse em análise de sinais, processamento de dados sísmicos e atributos sísmicos.


15h20 - 15h40 - Intervalo


Engenheiro Geólogo, com mestrado e doutorado em métodos sísmicos pela UFPA (1997,2001) e estágio pós-doutoral em sísmica de reflexão pelo Institute for Geophysics, University of Texas (2011). Atualmente é professor do Departamento de Engenharia do Petróleo da UFRN. Possui experiência em desenvolvimento de técnicas de tratamento de dados sísmicos de bacias terrestres, com ênfase no imageamento CRS (common reflection surface), migração Kirchhoff-beam e RTM (reverse time migration), e interpolação e regularização multidimensional.

Djalma Manoel Soares Filho é consultor sênior em geofísica da Petrobras, lotado no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES – onde, desde 1994, vem contribuindo no desenvolvimento de novas tecnologias de modelagem, migração e inversão sísmica orientadas aos alvos exploratórios da Petrobras; assim como na formação de geofísicos para pesquisa. Ingressou na Petrobras em 1987, no antigo Departamento de Exploração Norte Oriental, (DENOR, em Belém do Pará), onde processou dados sísmicos da Bacia Amazônica. Quanto à sua formação, possui bacharelado e licenciatura em física, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em física teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987). Realizou doutorado em geofísica aplicada na Universidade Federal da Bahia (1994) e seu pós-doutorado na TU Delft - Holanda (2009), onde iniciou a sua pesquisa sobre a Inversão do Campo de Onda Completo (FWI). Além de ser um apaixonado por propagação de ondas sísmicas, possui como hobby estudar história do Brasil, colecionar calculadoras antigas e jogos de botão, e é um feliz torcedor do Botafogo.


17h00 – 19h00 - Sessão Poster e coquetel



29 de junho



Chair: Márcio Felix (EnP)


Dr. Gang Yu holds a B.Sc. (Exploration Geophysics) and a M.Sc. (Geophysical Instrumentation) from Chengdu University of Technology of China, and a Ph.D. (Applied Geophysics) from Macquarie University of Australia. Providing technical support to BGP’s Optical Science & Technology Division and Non-Seismic Division. He provides technical advice to projects of micro-seismic monitoring of hydraulic fracturing operation, distributed acoustic sensing (DAS) VSP survey and 3D VSP imaging, integrated shale gas reservoir characterization, marine MMT and CSEM, land MT and TFEM, borehole-to-surface TFEM, etc

Doutorado (Stanford), lecionou na UFRN, PPPG/UFBA, UNICAMP, Karlsruhe e Trondheim. Prêmio Schlumberger EAGE. Membro fundador do Consórcio WIT, fundador dos Labs LGC e HPG UNICAMP. Membro da ACIESP e ABC, Honorary Lecturer SEG.


10h20 - 10h40 - Intervalo


Possui graduação em Geologia pela UFPR, mestrado em Geoengenharia de Reservatório pela UNICAMP e doutorado em Geologia Sedimentar pela UNISINOS. É Geólogo Master de Reservatórios na Petrobras, em Aracaju-SE. Trabalha há mais de 30 anos na atividade de caracterização, modelagem, geomecânica e gerenciamento de reservatórios na Bacia de Sergipe-Alagoas, em campos maduros onshore e de águas rasas e nos pré-projetos de água ultraprofunda na mesma bacia. Foi docente na Universidade Tiradentes (SE) e colabora com projetos e cursos de extensão na UFS.

Carolina is a Geoscience Advisor at STRYDE in Latin America. She holds a Bachelor’s degree in Geology from the Universidad Nacional de Colombia, and a Master of Science in Geology from the University of Houston, TX. A highly skilled and experienced geoscientist, who specializes in structural geology, focusing on seismic data interpretation and subsurface mapping. Carolina has experience working in several basins in the Americas, across multiple fields including oil & gas, mining, and geothermal exploration. Carolina is passionate and practiced in utilizing cutting-edge technology to improve seismic survey results, reduce CO2 emissions and optimize exploration projects to make informed decisions faster than ever before.


12:00 - 14:00: Almoço



Chair: Elaine Loureiro (ANP & SBGf) e Roberta Vidotti (UnB & SBGf)



Márcio Felix é graduado em engenharia eletrônica pela Universidade de Brasília com especialização em engenharia de petróleo pela Universidade Petrobras. Possui MBA em gestão empresarial pela UFRJ e curso de parcerias e alianças estratégicas pelo Instituto Superior de Administração, Insead, França.
Início sua carreira na Flopetrol-Schlumberger em 1981, como engenheiro de testes de poços. De 1983 a 2019 trabalhou na Petrobras, como engenheiro de campo de avaliação de formações na Bacia de Campos, passando por vários cargos gerenciais de E&P.
Foi Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, entre 2010 e 2012. Atuou no Ministério de Minas e Energia de 2016 a 2019, período em que foi Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Secretário Executivo, tendo ocupado como tal a função de Ministro interino.
Foi diretor do IBP e atualmente é Vice-presidente Executivo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, Onip. Presidiu o conselho de administração de diversas empresas, a exemplo do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Bandes, da Pré Sal Petróleo, PPSA, e da empresa de distribuição de gás do Espírito Santo, ES Gás.
Em março de 2020, assumiu o desafio de presidir a Energy Platform, EnP, empresa inovadora dedicada a conceber, desenvolver e operar ecossistemas energéticos no Brasil.

Geólogo de formação pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Rio Claro em 2006, com mestrado em Análise de Bacias pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ em 2020 e MBA Executivo de Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos em 2022. Geofísico de interpretação com 14 anos de experiencia em bacias sedimentares brasileiras, atualmente Gerente de G&G na equipe de Exploração da Eneva.


15h20 - 15h40 - Intervalo


Bacharel em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2010), Mestre em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (2021). Atualmente é Geofisico Sênior na Seequent, e responsável por auxiliar Geocientistas, a transformarem dados complexos em compreensão geológica. Especialista em processamento, modelagem e inversão de dados Geofísicos utilizando as soluções Geosoft e Aarhus.

Patricia de Lugão recebeu o título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos pela University of South Carolina em 1988, o título de mestre em geofísica pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro em 1992 e o doutorado em geofísica pela University of Utah em 1997. No Observatório Nacional, ela trabalhou com o Dr. Sergio Fontes na aquisição, processamento e modelagem de dados magnetotelúricos da Bacia do Recôncavo, Brasil. Durante seu Ph.D. estudando na Universidade de Utah, Patricia trabalhou com o Dr. Phil Wannamaker e o Dr. Michael Zhdanov no desenvolvimento de algoritmos de modelagem e inversão para o método magnetotelúrico. Após seu Ph.D., Patricia trabalhou no departamento de pesquisa da Western Atlas em Houston com o Dr. Kurt-Martin Strack, onde aplicou seu conhecimento em modelagem e inversão para o desenvolvimento de algoritmos para ferramentas de poços em matriz. Na divisão Geosignal do Western Atlas, Patricia trabalhou com o Dr. Lee Bell em técnicas de tomografia de refração bidimensional e tridimensional para correção estática e modelo de velocidade inicial para migração de profundidade pré-empilhamento de dados sísmicos do sopé da América do Sul para o Golfo de México. Em 2000, Patricia mudou-se para o Brasil e aceitou um cargo na Landmark, trabalhando com o grupo de apoio para a interpretação de dados sísmicos, uma mudança de seu trabalho anterior. Em 2003, Patricia fundou a Strataimage Consultoria Ltda, prevendo um interesse pelos novos métodos eletromagnéticos de aquisição marinha que estavam sendo desenvolvidos. De 2003 a 2006, a Strataimage trouxe para o Brasil empresas como AGO (Marine Controlled Source Electromagnetics) trabalhando com Arnold Orange e Oedegaard (inversão elástica) trabalhando com David Davies. Em 2008, Patricia participou da primeira pesquisa magnetotelúrica marinha offshore do Brasil, na Bacia de Santos. Patricia foi fundamental para ajudar a estabelecer métodos eletromagnéticos onshore e offshore no Brasil, liderando a maioria das pesquisas comerciais onshore recentes neste país.


REALIZAÇÃO






PATROCINADOR DIAMANTE
PATROCINADOR PRATA
PATROCINADOR BRONZE


SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica

E-mail - sbgf@sbgf.org.br
www.sbgf.org.br
Rio de Janeiro - Brasil - Tel + 55 21 2533-0064