Nossos minicursos foram projetados para atender às diversas necessidades e interesses dos participantes, proporcionando uma experiência educacional única e enriquecedora.
Alexsandro Guerra Cerqueira
Profª Adalene Moreira Silva (UNB)
Kristoffer Rimaila (dgB Earth Sciences)
Anderson Franco (Invision Geofísica)
Alexsandro Guerra Cerqueira é formado em Geofísica com Doutorado em Geofísica Aplicada pela UFBA. Atualmente é Professor Adjunto e Líder do Grupo de Estudo e Aplicação de Inteligência Artificial em Geofísica (GAIA-UFBA).
O minicurso oferecerá uma introdução prática sobre classificação de fácies litológicas e análise de agrupamento de dados de perfis geofísicos de poços, utilizando a linguagem de programação Python. Serão apresentadas algumas técnicas fundamentais de aprendizagem de máquina, tais como k-vizinhos mais próximos (KNN), modelos de árvores de decisão e k-médias. Este conteúdo será acompanhado de uma discussão sobre as principais métricas de avaliação de modelos. Recomenda-se que os partipantes do curso possuam um conhecimento básico de Python e familiaridade com bibliotecas como Numpy, Pandas e Scikit-Learn.
Engenheira Geóloga (1989) graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre (1992) e Doutora em Geologia (1999) pela Universidade de Brasília com um período de doutorado sanduiche na Colorado School of Mines e no Serviço Geológico Americano (1997-1999) e Professora do Instituto de Geociências da UNICAMP (04/2003-10/2009).É Professora do Instituto de Geociências da UnB) e exerceu os cargos de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia (IG-UnB)(04/04/2016-01/01/2018), de Diretora de Pós-Graduação)(02/01/2018-31/10/2018), e de Decana (Pró-reitora) de Pós-Graduação (01/11/2018-04/02/2021).É líder do grupo de pesquisa SisMineral (Geodinâmica de Terrenos Pré-Cambrianos e Sistemas Minerais Associados), bolsista de produtividade B do CNPq e membro do Conselho Superior da FAP-DF. Até o momento, já orientou/coorientou 43 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, com foco em novas abordagens de processamento, interpretação de dados multifonte aplicados a cartografia geológica e exploração mineral, bem como no mapeamento de potencial mineral (MPM). Ela tem se dedicado ao estudo de footprint de depósitos minerais, especialmente a partir da aplicação de dados petrofísicos, espectrorradiométricos, geoquímicos e isotópicos dentro de uma perspectiva geológica integrada com dados geofísicos.
O estudo de propriedades físicas de rochas e minerais é a base da interpretação de dados geofísicos, mas tanto os dados quanto a aplicação ainda são raros em muitos projetos de mapeamento geológico e/ou prospecção mineral. Neste curso, serão discutidos como os dados petrofísicos podem ser melhor compreendidos associado ao contexto geológico, como os dados devem ser coletados utilizando exemplos em diferentes escalas e considerando a evolução dos trabalhos de prospecção dentro do pipeline de exploração. Serão apresentados quais os tipos de propriedades físicas podem ser aplicados e como pode ser efetuada a análise de dados no contexto da exploração geofísica. Cabe ressaltar que a importância do entendimento da aquisição, da análise e intepretação está conectada a busca cada vez maior de alvos mais profundos e que muitas vezes não possui uma expressão superficial.
In this short-course participants will learn the ins and outs of a typical seismic interpretation study in OpendTect. We'll start setting up a project from a seismic dataset, apply data conditioning, interpret horizons and pick faults. Advanced interpretation workflows will be presented showing intelligent ways of tracking horizons and how the latest AI tools help you get results faster.
Main information to the students:
This will be a hands-on workshop with theoretical and practical exercises. To enhance the learning experience, we recommend that each participant brings their own laptop to follow along with the exercises. Below are the guides to be shared with the students to support them during the hands-on activities:
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