Logo do Simpósio
Pontos Turisticos

Setor Energético Brasileiro no Cenário de Transição

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

00

Minicursos

Os minicursos do X Simpósio da SBGf foram cuidadosamente selecionados para abranger uma ampla gama de tópicos relevantes e inovadores. Ao explorar esta seção, você terá a oportunidade de conhecer em detalhes cada curso, desde sua descrição e objetivos até informações sobre os instrutores que liderarão as sessões.

Minicursos

Nossos minicursos foram projetados para atender às diversas necessidades e interesses dos participantes, proporcionando uma experiência educacional única e enriquecedora.

Informações dos minicursos

Luiz Antonio Pereira de Souza

Introdução à Investigação Geofísica de Ambientes Submersos Rasos

Luiz Antonio Pereira de Souza

Biografia

Geólogo, Doutor em Oceanografia Geológica pelo IO-USP. Especialista em geofísica aplicada à investigação de ambientes submersos. // Atua na área de geofísica aplicada à geologia de engenharia e meio ambiente, geologia marinha e oceanografia geológica. Trabalhou por 41 anos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT. Atualmente é consultor em geofísica aplicada coordenando as atividades da LAPS Consulting Ltda. Publicou em 2021 o livro "GEOFÍSICA APLICADA À GEOLOGIA DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE - MANUAL DE BOAS PRÁTICAS.

Sobre o curso

Este curso tem por objetivo apresentar a geofísica aplicada (sísmica/acústica) e sua importância na investigação de ambientes submersos rasos, com foco em projetos de obras civis tais como, pontes, túneis, emissários, cabos e dutos subaquáticos, barragens, fazendas eólicas, e em projetos de hidrovias, portos, ilhas artificiais, dragagens, avaliação de assoreamento de reservatórios de água e erosão de margens de rios e reservatórios de água. Arqueologia subaquática e operações de busca e salvamento também estão incluídas no rol de aplicações das ferramentas acústicas abordadas no curso. Serão apresentados os fundamentos dos principais métodos acústicos utilizados na investigação destes ambientes (batimetria, sonar de varredura lateral e perfilagem sísmica contínua) e exemplos de aplicações em projetos desenvolvidos pelo IPT e por outras empresas e instituições de pesquisa do Brasil e do mundo. Também faz parte deste curso discutir sobre as principais diferenças entre os softwares de processamento e interpretação de dados sísmicos/acústicos disponíveis do mercado.

Alexsandro Guerra Cerqueira

Aprendizagem de Máquina Supervisionada e Não Supervisionada aplicada a perfis geofísicos

Alexsandro Guerra Cerqueira

Biografia

Alexsandro Guerra Cerqueira é formado em Geofísica com Doutorado em Geofísica Aplicada pela UFBA. Atualmente é Professor Adjunto e Líder do Grupo de Estudo e Aplicação de Inteligência Artificial em Geofísica (GAIA-UFBA).

Sobre o curso

O minicurso oferecerá uma introdução prática sobre classificação de fácies litológicas e análise de agrupamento de dados de perfis geofísicos de poços, utilizando a linguagem de programação Python. Serão apresentadas algumas técnicas fundamentais de aprendizagem de máquina, tais como k-vizinhos mais próximos (KNN), modelos de árvores de decisão e k-médias. Este conteúdo será acompanhado de uma discussão sobre as principais métricas de avaliação de modelos. Recomenda-se que os partipantes do curso possuam um conhecimento básico de Python e familiaridade com bibliotecas como Numpy, Pandas e Scikit-Learn.

Profª Adalene Moreira Silva (UNB)

Petrofísica Aplicada a Exploração Mineral

Profª Adalene Moreira Silva (UNB)

Biografia

Engenheira Geóloga (1989) graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre (1992) e Doutora em Geologia (1999) pela Universidade de Brasília com um período de doutorado sanduiche na Colorado School of Mines e no Serviço Geológico Americano (1997-1999) e Professora do Instituto de Geociências da UNICAMP (04/2003-10/2009).É Professora do Instituto de Geociências da UnB) e exerceu os cargos de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia (IG-UnB)(04/04/2016-01/01/2018), de Diretora de Pós-Graduação)(02/01/2018-31/10/2018), e de Decana (Pró-reitora) de Pós-Graduação (01/11/2018-04/02/2021).É líder do grupo de pesquisa SisMineral (Geodinâmica de Terrenos Pré-Cambrianos e Sistemas Minerais Associados), bolsista de produtividade B do CNPq e membro do Conselho Superior da FAP-DF. Até o momento, já orientou/coorientou 43 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, com foco em novas abordagens de processamento, interpretação de dados multifonte aplicados a cartografia geológica e exploração mineral, bem como no mapeamento de potencial mineral (MPM). Ela tem se dedicado ao estudo de footprint de depósitos minerais, especialmente a partir da aplicação de dados petrofísicos, espectrorradiométricos, geoquímicos e isotópicos dentro de uma perspectiva geológica integrada com dados geofísicos.

Sobre o curso

O estudo de propriedades físicas de rochas e minerais é a base da interpretação de dados geofísicos, mas tanto os dados quanto a aplicação ainda são raros em muitos projetos de mapeamento geológico e/ou prospecção mineral. Neste curso, serão discutidos como os dados petrofísicos podem ser melhor compreendidos associado ao contexto geológico, como os dados devem ser coletados utilizando exemplos em diferentes escalas e considerando a evolução dos trabalhos de prospecção dentro do pipeline de exploração. Serão apresentados quais os tipos de propriedades físicas podem ser aplicados e como pode ser efetuada a análise de dados no contexto da exploração geofísica. Cabe ressaltar que a importância do entendimento da aquisição, da análise e intepretação está conectada a busca cada vez maior de alvos mais profundos e que muitas vezes não possui uma expressão superficial.

Nanne Hemstra CEO - dGB Earth Sciences <br> Luciano Dias Pereira COO/Business Development - Invision Palestrante

Intelligent Seismic Interpretation using OpendTect Software

Nanne Hemstra CEO - dGB Earth Sciences
Luciano Dias Pereira COO/Business Development - Invision

Biografia

Nanne Hemstra

Nanne joined dGB in 2001 as a geoscientific software engineer. He holds an MScdegree in geophysics from Utrecht University in the Netherlands where he won the Amaco prize for academic excellence. Nanne is currently the CEO of dGB and oversees the development of OpendTect.

Luciano Dias Pereira

Luciano has a B.Sc. in Geology (UFRJ), M.Sc. in Reservoir Engineering and Exploration (UENF), and MBA in Project Management (FGV). He has experience with geophysical data interpretation and with the development of innovation projects focused on solutions for the O&G and Mining Industries. He currently leads the operations and business development at Invision.

Sobre o curso

In this short-course participants will learn the ins and outs of a typical seismic interpretation study in OpendTect. We'll start setting up a project from a seismic dataset, apply data conditioning, interpret horizons and pick faults. Advanced interpretation workflows will be presented showing intelligent ways of tracking horizons and how the latest AI tools help you get results faster.

Patrocinadores do Simpósio

Este evento está sendo moldado pela colaboração e apoio dos nossos patrocinadores. Com suas contribuições, desempenham um papel fundamental na concretização do X Simpósio Brasileiro de Geofísica - 2024.

Master


Prata


Apoio

Seja um patrocinador!

Aproveite a oportunidade de participar deste grande evento como um dos nossos Patrocinadores. Torne sua marca visível com uma das várias opções de patrocínio e personalize a sua participação no evento.

Saiba mais
seja um patrocinador