Logo do Simpósio
Pontos Turisticos

Setor Energético Brasileiro no Cenário de Transição

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

00

Programa Técnico

O Programa Técnico promete ser um mergulho profundo nas fronteiras do conhecimento geofísico. Com uma seleção cuidadosa de palestrantes renomados e apresentações de pesquisa de ponta, o evento oferece uma plataforma para compartilhar descobertas recentes, explorar novas técnicas e debater os desafios mais prementes enfrentados pela comunidade geofísica brasileira.

Programa Técnico Preliminar

O Programa Técnico Preliminar do Simpósio apresenta uma variedade fascinante de temas e abordagens que refletem a diversidade e a vitalidade da geofísica no contexto brasileiro. Com palestrantes líderes em suas respectivas disciplinas e oportunidades para networking e colaboração, o programa preliminar promete ser o ponto de partida para uma experiência enriquecedora e estimulante no Simpósio Brasileiro de Geofísica.

1º Dia: 08/10/24

Atividades de Extensão

Exposições para os Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio

Horário: 8h às 16h

Projeto de Extensão: Geoarretadas

O Projeto de Extensão Geoarretadas é um projeto permanente registrado no SIATEX (Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão) da Universidade Federal da Bahia. É coordenado pela profa. Dra. Simone de Souza de Moraes, em colaboração com uma equipe multidisciplinar de Professoras Geocientistas de Geografia, Geofísica, Geologia e Oceanografia do Instituto de Geociências da UFBA. A proposta visa despertar o interesse de docentes e estudantes, principalmente do gênero feminino, do Ensino Fundamental/Médio para as Geociências através:

1) da abordagem holística de temas geocientíficos relacionáveis transversalmente com as disciplinas das escolas, segundo currículos recomendados pela Base Nacional Comum Curricular;
2) do desenvolvimento de atividades e/ou recursos didáticos que demonstrem as contribuições das geociências para a sociedade, despertando vocações para estas carreiras científicas, principalmente em discentes do gênero feminino;
3) promover a interação de estudantes de graduação e pós-graduação com a comunidade escolar para motivar as graduandas, demonstrando a importância de suas profissões na sociedade, buscando assim, combater a elevada taxa de evasão feminina nos cursos de graduação.

Para o ano de 2024, a programação inclui visita exploratória pelo MUGEO- Museu de Geociências do IGEO, atividades interativas e demonstrações de processos usando equipamentos/softwares. As atividades iterativas contemplam a utilização de recursos didáticos novos e aqueles disponíveis nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão do IGEO para a realização de experimentos e demonstrações de processos, simulações computacionais e mapas digitais, etc. A visitação ao museu é guiada por estudantes e docentes do IGEO que realizam explicações em linguagem acessível utilizando os painéis, rochas, fósseis, equipamentos e documentos próprios das áreas em exposição . Desta forma são abordados temas de Geografia, Geofísica, Geologia e Oceanografia para grupos de 20 estudantes e docentes do ensino básico que se revezam entre as atividades. O público planejado é de 80 pessoas, incluindo os estudantes de escolas públicas e os professores monitores enviados pelas escolas, para acompanhá-los. A data escolhida para a edição 2024 é 08 de Outubro de 2024, no IGEO-UFBA, no período das 08:00 às 16:00h

Abertura Oficial

Horário: 17h - 21h

Boas Vindas: Joelson Batista e Aderson Nascimento
Representante/UFBA: Cristovão Cássio da Trindade de Brito (Diretor do IGeo-UFBA)


Painel de Abertura

O Setor Energético Brasileiro no Cenário de Transição
Drielli Peyerl (RCGI/IEE/USP): Conceitos de Transição Energética
André Telles (CIEnAm/UFBA): A Transição Energética no Brasil
Paulo Johann (Petrobras): A Geofísica na Transição Energética
Luiz Braga (SBGF): Contribuições da SBGF para a Difusão do Tema

Apresentação Cultural

3º Dia: 10/10/24

Assembléia Geral

12h - 13h: Assembleia Geral Ordinária - SBGF

2º e 3º Dia: 09/10/24 e 10/10/24

Palestras

As palestras são o ponto alto do evento, reunindo especialistas de renome nacional e internacional para compartilhar insights e descobertas que moldam o futuro da disciplina. Desde análises inovadoras de dados sísmicos até discussões sobre as aplicações mais recentes da geofísica no monitoramento ambiental, cada palestra oferece uma oportunidade única de aprendizado e inspiração.

Data Horário Local Tema Palestra Palestrante Coordenador
09 de Outubro 08:30-09:00 Auditório I Geofísica Aplicada à Transição Energética Palestra Aderson Nascimento (UFRN) Aderson Nascimento (UFRN)
09 de Outubro 08:30-09:00 Auditório II Interpretação Geofísica Palestra Vinicius Carneiro (UFBA) Vinicius Carneiro (UFBA)
09 de Outubro 08:30-09:00 Auditório III Geofísica Marinha e Ambiental Palestra Narelle de Almeida (UFC) e Suzan Vasconcelos (UFBA) Narelle de Almeida (UFC) e Suzan Vasconcelos (UFBA)
09 de Outubro 14:00-14:30 Auditório I Machine Learning e Geofísica Computacional Palestra Alexsandro Cerqueira (UFBA) Alexsandro Cerqueira (UFBA)
09 de Outubro 14:00-14:30 Auditório II Geofísica na Exploração Mineral Palestra Roberta Vidotti (UnB) Roberta Vidotti (UnB)
09 de Outubro 14:00-14:30 Auditório III Geofísica Aplicada à Engenharia Palestra Rosana Luz (UFRA) Rosana Luz (UFRA)
10 de Outubro 08:30 Auditório I Novas Fronteiras Onshore e Offshore Palestra Eduardo Lopes de Faria (ENEVA) Eduardo Lopes de Faria (ENEVA)
10 de Outubro 08:30 Auditório II Geofísica de Exploração e Produção de Petróleo Palestra Mateus Meira (Petrobras) Mateus Meira (Petrobras)
10 de Outubro 08:30 Auditório III Ensino, Graduação e Pós-Graduação/Apresentação de TCCs Palestra Ellen Gomes (UFPA) e Susanne Maciel (UnB) Ellen Gomes (UFPA) e Susanne Maciel (UnB)
10 de Outubro 14:00-14:30 Auditório I Captura, Armazenamento e Utilização de Carbono (CCUS) Palestra André Telles (UFBA) André Telles (UFBA)
10 de Outubro 14:00-14:30 Auditório II Petrofísica Palestra Adalene Moreira Silva (UnB) Wagner Lupinacci (UFF)
10 de Outubro 14:00-14:30 Auditório III Sismologia Palestra Aderson Nascimento (UFRN) Aderson Nascimento (UFRN)

Patrocinadores do Simpósio

Este evento está sendo moldado pela colaboração e apoio dos nossos patrocinadores. Com suas contribuições, desempenham um papel fundamental na concretização do X Simpósio Brasileiro de Geofísica - 2024.

Master


Prata


Apoio

Seja um patrocinador!

Aproveite a oportunidade de participar deste grande evento como um dos nossos Patrocinadores. Torne sua marca visível com uma das várias opções de patrocínio e personalize a sua participação no evento.

Saiba mais
seja um patrocinador