Banner
Banner


Organização


A Sociedade Brasileira de Geofísica, fundada em1978, é uma instituição sem fins lucrativos, atualmente agregando 4.184 membros espalhados por universidades, centros de pesquisa, indústria de serviços e de exploração de recursos minerais e energéticos.

A Society of Petroleum Engineers (SPE) é a maior associação mundial de profissionais atuando em Exploração & Produção, uma referência de excelência técnica para a indústria de Petróleo. Como expoente e grande potencial do setor de O&G, o Brasil conta, há 30 anos, com uma seção dedicada aos interesses do país.



Os capítulos estudantis da UFF, Observatório Nacional e UERJ são organizações formadas por estudantes, operando sob pavilhão da Society of Exploration Geophysicists (SEG) e European Association of Geoscientists and Engineers (EAGE), com o foco na divulgação das geociências.



Sociedade composta por alunos da graduação e pós-graduação do curso de Geofísica da UFF que possuí como objetivo propagar o conhecimento sobre geofísica e áreas relacionadas a geociências, trazendo o que a de mais novo nessas esferas através de palestrantes internacionais, eventos como Semanas Acadêmicas, Challenge Bowls, Encontros de capítulos e estudantes e muitos mais, gerando assim o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.



O Capítulo Estudantil do Observatório Nacional (National Observatory Greenstone Belt Geophysical Society), fundado em 2015 e oficializado em 2016, vem desde então participando ativamente na organização de diferentes atividades voltadas para a divulgação das geociências e qualificação profissional, incluindo palestras, cursos e trabalhos de campo.



O Student Chapter da UERJ foi fundado em 2015 por alunos do curso de graduação em Geologia para fomentar uma área de pouco interesse pelos geólogos: Geofísica. Nosso papel é intermediar as relações entre entidades, empresas e os alunos para que juntos possamos crescer e nos qualificarmos, tanto profissionalmente quanto academicamente.




Organizadores


Amanda Leão Silva

Halliburton

Graduada em Engenharia de Petróleo pela UFF, sendo membro do time Petrobowl em 2015 (Petrogames – RJ) e 2016 (Petrogames – RJ e Estadual – Buenos Aires). Foi estagiária na ANP entre nos anos de 2014 e 2015 na Superintência de Desenvolvimento e Produção, com ênfase em Campos do Pré-Sal Brasileiro, Unitização e Comissionamento de Plataformas. Na sequência, entrou como estagiária da Sperry Drilling – Halliburton como Well Planner, onde foi contratada no Ano de 2017 e atua até o presente momento trabalhando com planejamento de poços, suas trajetórias e analise dos esforços na coluna de perfuração. Além disso, atua ativamente junto aos Young Professionals SPE Brasil e foi membro da equipe organizadora dos Petrogames a2019, 2019.1 e 2019.2 (etapas nacionais) e Petrobowl 2019 na Bolivia. Em 2019 recebeu um Prêmio de Excelência Técnica e Profissional da SPE na categoria Jovens Profissionais por sua importante contribuição à Engenharia de Petróleo no Brasil.


Anny Beatriz Andrade

Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP) – UFRJ

Graduada em Engenharia de Petróleo pela UFF, participou do time Petrobowl em 2013 (New Orleans – USA) e foi estagiária na Schlumberger em 2015 na área de Subsea Testing. Atuou como secretária do capítulo estudantil da SPE no ano de 2016 e no mesmo ano participou da etapa nacional do Petrobowl (Petrogames) pela Unicamp. Em 2017, concluiu mestrado na Unicamp em Ciências em Engenharia de Petróleo, trabalhando com injeção de água de baixa salinidade para recuperação avançada de Petróleo. Participa ativamente junto aos Young Professionals SPE Brasil. Foi membro da equipe organizadora dos Petrogames 2019.1 e 2019.2 (etapas nacionais). Atualmente, faz doutorado no Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP-UFRJ) em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos.





Carlos Alberto Pedroso

Enauta

Carlos Alberto Pedroso é Eng. Quimico formado pela UFPR. Em 1987 juntou-se a Petrobras onde cursou especialização em Eng de Petroleo. Iniciou sua carreira como Eng de Completação na Bacia do Recôncavo, especializando-se na técnica de fraturamento hidráulico em baixas permeabilidades o que o levou, em 1995, ao mestrado na Unicamp nesta especialidade. Em 1997 juntou-se ao grupo da Bacia de Campos para ajudar a implantar a incipiente técnica de frac-pack, que obteve grande sucesso, rendendo-lhe uma indicação para o programa Distinguished Lecture da SPE (2006-2007) e o reconhecimento regional com o LAC Production and Operations Award (2010). Participou da implantação de dezenas de inovações tecnológicas na área de Estimulação, Contenção de Areia e Garantia de Escoamento, grande parte publicada em diversos papers e revistas internacionais, o que lhe rendeu o reconhecimento internacional de Distinguished Member da SPE em 2012. Foi editor técnico das publicações Drilling and Completion e Productions Operations. Desta última foi Associate Editor por dois períodos. Em 2011, foi o primeiro gerente da ESCA na Petrobras, gerência responsável pela estimulação, controle de areia e tratamentos químicos dos poços marítimos de toda a costa brasileira. Desde 2016 é consultor especialista da ISO/TC-67/WG-3. Em 2013 juntou-se a Enauta, onde é engenheiro de completação.


Daniel dos Santos da Conceição

Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf

Estudante de graduação em Ciência da Computação e atualmente trabalha na Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) como Técnico de Informática.


Ellen de Nazaré Souza Gomes

UFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências/Habilitação em Matemática pela Universidade da Amazônia (1990), mestrado em Matemática (1999) e Doutorado em Geofísica (2003) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é adjunta IV lotada no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geofísica, com ênfase em Métodos Sísmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem e Inversão de Dados Geofísicos, Processamento Sísmico e Anisotropia Sísmica.

Atual presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGF).



Isabela Dantas de Albuquerque

Observatório Nacional

Bacharel em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestranda em Geofísica pelo Observatório Nacional, com projeto de análise dos efeitos da percolação de salmoura e CO2 em carbonatos lacustres.

Atual presidente do capítulo estudantil da SEG National Observatory Greenstone Belt Geophysical Society e membro ativo do comitê da América Latina da SEG.

Foi um dos 100 alunos selecionados para participar da 2020 International Petroleum Technology Conference (IPTC) Education Week em Dammam, Reino da Arábia Saudita.


Itamar Alves dos Santos Junior

Firjan SENAI / SPE Brazil Section

Membro da SPE desde 2014, Itamar é Engenheiro de Petróleo formado pela UNISUAM, cursou Engenharia de Máquinas Navais Offshore na COPPE/UFRJ é especialista em Engenharia de Segurança do trabalho pela Estácio e em Gestão de Pessoas na UNISUAM. Desde 2016 atua como vice-chair de HSE junto a atual diretoria de HSE da SPE Brazil Section, além de membro do comitê de jovens profissionais. Quanto a sua carreira profissional, é militar da reserva de 1ª categoria do Exército Brasileiro, onde serviu por 04 anos e atualmente é Analista de Negócios na Firjan SENAI, onde ingressou em 2013 e atua com foco em desenvolvimento de negócios em tecnologia, inovação e educação





João Carlos Alves Rodrigues

MULTI Sistemas e Engenharia Ltda.

Há 18 anos na Industria de Petróleo, vem ocupando diferentes posições sênior no país e no exterior, como Eng. de Conformidade na MAERSK FPSOs, Gerente de Regulação e Diretor de Tecnologia na SBM Offshore e Gerente de Projetos de O&G na MAERSK TRAINING. Atualmente presta consultoria e auditoria sobre Segurança Operacional e Regulação Brasileira à Operadores e novos entrantes no país.

Anteriormente, como Pesquisador e Avaliador Técnico na Diretoria de Metrologia Científica do INMETRO, atuou na acreditação da competência dos laboratórios de Eletricidade por organismos internacionais.

Eng. Eletricista Eletrônico pela UGF, possui especializações em Eng. de Segurança na UCP e Direito do Estado na FGV, além de MBAs em Eng. de Planejamento na COPPE e Eng. Econômica na UFF.

Membro da SPE a partir de 2011, é o secretário de Segurança e Meio Ambiente da Seção Brasil desde 2012, tendo sido o responsável pelo I Seminário SPE de Segurança Operacional Offshore em 2017, a ser reeditado em agosto de 2021.


Juliana Lima

Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf

Analista de Marketing da SBGf, graduada em Jornalismo e atuando a 9 anos em Design Gráfico.


Luiz Felipe Rodrigues de Moraes

UERJ

Estudante do 8 período de Geologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, presidente do capítulo estudantil UERJ Geophysical Society, Chevron/SEG SLS 2020 awardee, voluntario no Laboratório de Geofísica de Exploração (2019) e bolsista no Laboratório de Inclusões.


Luiza Fonseca Ribeiro

UFF

Estudante de Graduação em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como voluntária na Horizonte Soluções Geofísicas (Empresa Júnior), no cargo de Gerente de Gestão de Pessoas e coordenou o Processo Seletivo da empresa, no ano de 2017. Atualmente é Presidente do Capítulo Estudantil de Geofísica da Universidade Federal Fluminense (Geoscientific Student Society / GSS) representante da SEG (Society of Exploration Geophysicists) e da EAGE (European Association of Geoscientists and Engineers). Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ com o projeto de Modelagem de Sistemas Petrolíferos da Área do Parque das Baleias, Bacia de Campos, através da Integração de Dados Geofísicos, Geológicos e Geoquímicos. Atualmente, participa como estudante de Graduação/Iniciação Científica do Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR) da Universidade Federal e Fluminese e do Projeto em parceria com a Petrobrás denominado "Identificação e correlação de superfícies estratigráficas com base nas razões das concentrações e dos isótopos estáveis de carbono orgânico total e nitrogênio total". Também esteve entre os 100 estudantes de geociências de todo o mundo selecionados para participar da Education Week do Internacional Petroleum Technology Conference (IPTC) em Janeiro de 2020 em Dammam, Arábia Saudita.


Max Willian Tocantins

WOOD

Max Tocantins é formado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Santa Cecília (Santos/SP) desde 2018. É voluntário na SPE desde 2015. A partir de 2018 tornou-se voluntário Young Professional (YP) na SPE Brazil Section, atuando na diretoria de Mídia e Redes Sociais. Iniciou sua trajetória profissional em Engenharia de Perfuração na Schlumberger em 2017, onde atuou em projetos de perfuração onshore/offshore e acompanhamento da perfuração em campo. Em 2019, iniciou na Wood como Drilling & Risers Engineer onde trabalhou com análises de elementos finitos em estruturas de risers de perfuração e determinação da janela operacional de operações críticas em sondas de perfuração. Atualmente exerce a função de Commercial & Business Acquisition Engineer pelas áreas de Specialist Engineering & Consultancy (SEC) e Asset Performance Optimization (APO) da Wood no Brasil.


Patricia Lopes Menezes Descovi

Observatório Nacional

Atual presidente no capítulo EAGE do Observatório Nacional. Possui bacharel em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (2016). Foi estagiária no Observatório Nacional trabalhando com método magnetotelúrico (2015-2016). Mestre em Geofísica (2019), na mesma instituição, com ênfase em exploração geotérmica. Atualmente trabalha no projeto de doutorado no Observatório Nacional em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na área de caracterização geofísica de reservatórios vulcânicos aplicada à indústria de O&G e magmatismo no sistema petrolífero.


Rafael Augustinis Purificação

Shell

Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado de óleo e gás.

Graduado em Engenharia Mecânica, MBA em Gerenciamento de Projetos em Óleo e Gás e Mestrado em Engenharia Industrial.



Rodrigo Rueda Terrazas

Total E&P

Com estudos de Física na Florida International University (FIU) e PUC-Rio, graduado em Engenharia de Petróleo pela UNESA e Mestrando em Engenharia de Petróleo pela Heriot Watt University. Ingressou na TOTAL em 2011, onde atuou durante dois anos no segmento de Gas & Energia, e desde 2014 atua no setor de E&P na área de Planejamento e Desenvolvimento do campo de Libra. Participa da SPE desde 2011, sendo co-fundador do capítulo estudantil da UNESA, e desde 2014 atua na Seção Brasil como Diretor de Young Professionals. Foi designado em 2015 Regional Focal Point para a região de América do Sul & Caribe. Ganhador do premio regional da SPE "Regional Young Member Outstanding Service Award" em 2015. Atua como editor da revista The WaMy Ahead da SPE desde 2015. Com estudos de Física na Florida International University (FIU) e PUC-Rio, graduado em Engenharia de Petróleo pela UNESA e Mestrando em Engenharia de Petróleo pela Heriot Watt University. Ingressou na TOTAL em 2011, onde atuou durante dois anos no segmento de Gas & Energia, e desde 2014 atua no setor de E&P na área de Planejamento e Desenvolvimento do campo de Libra. Participa da SPE desde 2011, sendo co-fundador do capítulo estudantil da UNESA, e desde 2014 atua na Seção Brasil como Diretor de Young Professionals. Foi designado em 2015 Regional Focal Point para a região de América do Sul & Caribe. Ganhador do premio regional da SPE "Regional Young Member Outstanding Service Award" em 2015. Atua como editor da revista The WaMy Ahead da SPE desde 2015.