Banner
Banner


Palestrantes


Armando Cavanha

Armando Oscar Cavanha Filho é Engenheiro Mecânico pela UFPR, tem MBA em Engenharia de Terminais e Oleodutos Petrobras, MBA em Engenharia de Segurança UFRJ e é Mestre em Engenharia de Produção UFSC.

Atuou na Petrobras durante 33 anos como Diretor da Petrobras Holanda, Presidente do Conselho da Petronect (Petrobras, Accenture e SAP), Diretor da e-Petro, Petrobras, Gerente Executivo de Compras da Petrobras, Diretor da Diretoria Executiva da Petrobras por 10 curtos períodos, Gerente de Compras da Petrobras America nos EUA e Presidente / CEO da Petronect (subsidiária da Petrobras).

Foi também Presidente / CEO da Thompson & Knight Global Energy Services, EUA, Assessor da Diretoria Geral da Agência Nacional do Petróleo – ANP e Diretor da BRATECC - Câmara de Comércio Brasil Texas durante 2 termos.

Atualmente é Orientador Acadêmico da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Professor por demanda no IBP Extensão, FGV MBA, CCE-PUC / Rio. Tem 130 white papers publicados, 350 cafés gravados no programa Café com Cavanha e 6 livros publicados na Amazon.


Décio Odonne

Décio Fabricio Oddone da Costa é engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou engenharia de petróleo na Petrobras, o Advanced Management Program na Harvard Business School e o Advanced Management Programme no Insead (Institut européen d’administration des affaires). Entre outros reconhecimentos, recebeu o título de doutor honoris causa em Educação da Universidad de Aquino.

Foi CEO da Petrobras Bolívia, Presidente e CEO da Petrobras Energia, Vice-Presidente da Braskem, Diretor da Prumo Logística e Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Integrou o Conselho de Administração do Institute of the Americas, dos EUA, e presidiu a Câmara de Comércio Boliviano- Brasileira e a Câmara Argentina da Indústria do Petróleo.

Assumiu o cargo de Diretor-Presidente da Enauta em setembro de 2020.



Heloisa Borges Bastos Esteves

Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Advogada graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi pesquisadora visitante na University of Virginia Law School e bolsista do Columbia Women´s Leadership Program, da Columbia University. É autora de artigos científicos e capítulos de livros relacionados à economia da energia, regulação e defesa da concorrência. Heloisa atuou em diversos cargos na Administração Pública Brasileira (como professora, pesquisadora e servidora federal) e ingressou na Agência Nacional do Petróleo em 2005, como Especialista em Regulação de Petróleo e seus derivados, Álcool Combustível e Gás Natural. Na ANP atuou como Assessora Técnica na Coordenadoria de Defesa da Concorrência e Assessora de Superintendência, Superintendente-Adjunta e Superintendente de Promoção de Licitações, tendo sido responsável pela condução das rodadas de licitações realizadas pela ANP nos anos de 2018 e 2019, e pela condução da modelagem e revisão dos editais e contratos de partilha e de concessão entre 2017 e 2019.

Desde maio de 2020 é Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética.


Eliane Petersohn

Eliane Petersohn é graduada em Geologia (BS) pela Universidade Federal do Paraná e mestre em geologia exploratória pela mesma universidade. Também possui pós-graduação em direito da regulação pelo IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Petersohn ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2006 como geóloga. Em 2010 foi nomeada Superintendente de Definição de Blocos, tornando-se responsável pela seleção e avaliação geológica das áreas para rodadas de licitações de petróleo e gás do país. Em 2019 tornou-se Assessora de Exploração e Produção, responsável pelo provimento de orientações e insight técnico para apoiar as decisões da Diretoria Colegiada da Autarquia.


Rene Rodrigues

Rene Rodrigues possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1961) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995).

Ingressou na Petrobrás em 1962 como Geólogo de Subsuperfície na Bacia do Amazonas. Participou da implantação do Laboratório de Estratigrafia e Sedimentologia da Petrobras em Belém (PA) em 1962, do qual foi o coordenador da área de Sedimentologia entre 1963 a 1971. Após estágio no Instituto Francês de Petróleo e na Companhia Nacional de Petróleo da Aquitânia na França (1969-1970), foi deslocado para o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) em 1971, para iniciar a implantação da Geoquímica 0rgânica aplicada a Exploração de Petróleo e Gás. Em 1994 deu início a aplicação da Estratigrafia Química no Centro de Pesquisas da Petrobras. Entre 1996 e 2000 atuou como Professor Visitante na UERJ (Graduação e Pós-graduação). Após aposentadoria na Petrobras, ingressou na UERJ em 2002 como Professor Adjunto. Na UERJ, sempre atuando na área de petróleo e gás, foi um dos responsáveis pela implantação do Laboratório de Estratigrafia Química e Geoquímica Orgânica, do qual foi seu coordenador entre 2002 e 2008, ano de sua aposentadoria. Atualmente é Pesquisador Visitante no PRH 28 -UERJ (Programa de formação de recursos humanos na área de petróleo e gás da ANP, gestão FINEP), do qual já participou entre 2008 e 2017 na gestão ANP.

Possui mais de uma centena de publicações em Revistas Especializadas, Livros, Anais de Congressos e Simpósios.


Laury Medeiros de Araújo

Nascido em Imbituba (SC) e registrado em Lauro Muller (SC) em 55
Graduado em geologia em 1978 (UNISINOS - RS)
2001 - Dr. em ciências na UFRGS - RS (estratigrafia e geoquímica da Formação Irati)
1979 à fevereiro de 2021 – PETROBRAS (Exploração)
2001 ao presente – Modelador da gerência de modelagem de sistemas petrolífero, na função de Consultor sênior desde 2004
1988 ao presente – ministra curso sobre água de formação
2001 ao presente – ministra curso de sistema petrolífero
2010 ao presente - ministra curso de campo de sistemas petrolíferos na Bacia do Paraná
Livro: Fundamentos de Sistemas Petrolíferos, 256 p. (no prelo).


Alessandro Batezelli

Alessandro Batezelli possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Estratigrafia e Sedimentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Análise de Bacias Sedimentares pela Universidade Estadual Paulista (2003) e concluiu seu pós-doutorado junto ao Departamento de Geologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual de Campinas (DGRN-UNICAMP) em abril de 2007 na área de Sedimentologia e Estratigrafia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Bacia, Estratigráfica de Sequências Continentais, Sedimentologia, Sistemas de Aquíferos e Mapeamento Geológico.

Atualmente é professor em regime integral da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP nas disciplinas Geologia de Hidrocarbonetos, Bacias Sedimentares Brasileiras: Evolução Tectonoestratigráfica e Potencialidade Econômica; Análise estratigráfica Regional; Mineralogia; Geologia de Campo 0, 1 e 3. Atua na pós-graduação do Instituto de Geociências e Ciências e Engenharia do Petróleo como professor das disciplinas Seminários, Geologia de Petróleo e Sistemas Deposicionais Siliciclásticos. Desenvolve pesquisa na área de sedimentologia, estratigrafia, análise de bacias e geologia do petróleo.


Leandro Arrais

Leandro Arrais é bacharel em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2008 e mestre em Geologia Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2019.

Atualmente trabalha como geólogo na Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A. (desde 2010). Possui experiência em estratigrafia, sedimentologia, mapeamento geológico, vulcanologia e processos magmáticos, além de acompanhamento geológico de poços de petróleo e petrofísica. Possui trabalhos acadêmicos nas áreas de geoquímica, mapeamento geológico, geologia econômica e sismologia.





Márcio Leão

Márcio Leão é Pós-Doutor em Geotecnia (UFV), Doutor em Geologia de Engenharia (UFRJ), Doutorando em Geotecnia (UERJ), Mestre em Geotecnia (UERJ), Mestre em Geologia de Engenharia (UFRJ), possui MBA em Gestão de Projetos (USP) e, Bacharel em Geologia (UFRJ). Geólogo com 14 anos de experiência em obras de arte em engenharia civil, nacionais e internacionais, com forte atuação nas áreas de Geologia de Engenharia, Geotecnia e Mecânica das Rochas.

Atualmente está como Geólogo Sênior em projetos de Geotecnia aplicada à Mineração. É Docente de cursos de Graduação e Pós-graduação. É Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa - Mecânica de Rochas e Geoestatística Aplicada da UFV. É Membro de Comissões Técnicas, de Corpo Editorial e Revisor Ad hoc de Periódicos nacionais e internacionais.


Luis Carlos de Sousa Junior

Especialista em Engenharia de Petróleo formado pela Petrobras em 2005 com atuação nas áreas de Reservatórios e Geomecânica. Formação básica em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) com mestrado em Estruturas (2006) e doutorado em Geotecnia (2018) também pela UnB. Em 2005 iniciou sua carreira na indústria do Petróleo como Engenheiro de Reservatório do campo de Marlim Sul na Bacia de Campos e em 2008 foi designado Consultor Técnico em Geomecânica na área corporativa de Reservatórios da Petrobras. Nesse período também atuou de 2011 a 2012 no desenvolvimento de simuladores de Reservatórios na CMG (Computer Modelling Group) em Calgary (Canadá). Em 2014 se tornou Coordenador de Plano de Drenagem do campo de Búzios (pré-sal da Bacia de Santos) onde permaneceu até 2017. Em 2018 assumiu a gerência corporativa de Geomecânica de Reservatórios onde atua até o presente momento.


Flora Solon

Possui bacharelado em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (2010), mestrado em Geofísica pelo Observatório Nacional (2013) e Doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional (2017). Fez pós-doutorado no Institut Universitaire Européen de la Mer onde atuou no grupo de pesquisa de geofísica aplicada com ênfase no método Magnetotelúrico (MT). Atualmente é pós-doutoranda no Observatório Nacional na Coordenação de Geofísica. Tem experiência em geofísica aplicada, com especialidade no método MT, aquisição, processamento, modelagem e inversão de dados MT e integração de métodos geofísicos. Durante a trajetória acadêmica desenvolveu projetos em exploração de bacias sedimentares brasileiras, exploração geotérmica, desenvolvimento de metodologias para inversão MT e inversão conjunta.





Elaine Loureiro

Elaine Loureiro é formada em Geofísica pelo IAG/USP e mestre em Geologia pela FGEL/UERJ. Tem também MBA em Análise de Dados e Big Data pela FGV. Trabalhou um ano e meio na empresa Sollum com mapeamento de pluma de contaminação por meio de métodos eletrorresistivos e GPR e cinco anos na Schlumberger, como suporte dos aplicativos de interpretação sísmica GeoFrame e Petrel. Passou no segundo concurso da ANP em 2010 se tornou servidora pública como Especialista em Geologia e Geofísica. Lá trabalhou nos projetos de aquisição de dados realizados no âmbito do Plano Plurianual de 2007-2012 na Superintendência de Definição de Blocos (SDB). Em 2014, passou a integrar a Superintendência de Dados Técnicos e começou a trabalhar no BDEP (Banco de Dados de Exploração e Produção). Lá trabalhou a maior parte do tempo na equipe de Métodos Multifísicos, se tornando coordenadora da equipe em 2016, em que participou da regulamentação do novo formato de dados Standart para dados não sísmicos (Métodos Gravimétricos, Magnetométricos, Eletromagnéticos e Gamaespectométricos). Desde 2018 trabalha como coordenadora de interpretação de Bacias Terrestres e da Margem Equatorial na Superintendência de Acompanhamento Geológico e Econômico (SAG).


Marcela Bastos

Bacharel em Física e Geofísica pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Geofísica pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Trabalha na Petrobras atuando principalmente em processamento de dados sísmicos e imageamento em profundidade, com projetos nos pré-sal e pós-sal nas Bacias de Santos e Campos. Com experiência em docência na Universidade Federal da Bahia, ministra cursos internos da Petrobras na área de processamento sísmico. Na busca por novas soluções, participa atualmente de projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias geofísicas.


Rogerio de Araujo Santos

Nascido e criado no morro dos Macacos, Vila Isabel, Rio de Janeiro, filho de um Servidor Público e uma Dona de Casa, estudou o primário e secundário em escolas públicas do Rio de Janeiro, graduação e pós graduação em universidades federais públicas brasileiras, Geólogo UFRJ (1977), Mestre UFBa (1986) e D.Sc UFF (2010) em Geofísica Aplicada, Geofísica Marinha e Interpretação Sísmica.

Com 43 anos de experiência em Geociências do Petróleo com ênfase em Geofísica, atuou em todas as atividades de Sísmica como ferramenta de decisão econômica para exploração e produção de reservatórios.

Experiência com dados sísmicos em mais de uma centena de bacias sedimentares, em todos os continentes.

Atualmente é Consultor Senior da Petrobras e Professor na UFF, na Escola de Geofísica, com desenvolvimento de técnicas especiais em Interpretação Sísmica e gestão do conhecimento para exploração de óleo e gás, envolvendo Inteligência Artificial em parceria com a PUC-Rio Das Lab e Tratamento do Sinal sísmico em parceria com a Geofísica da UFBA.


Bruno William

Profissional com 17 anos de experiência, desses 12 na indústria de óleo e gás. Atua como Engenheiro Senior de Perfuração de Poços da Shell, atualmente expatriado no Texas, EUA. Graduado Engenheiro de Petróleo pela Unisuam, Tecnólogo em Petróleo & Gás pela Unigranrio, pós-graduado em Geologia pela Unisuam, Mestre em Projeto e Engenharia de poços pela Robert Gordon University (Aberdeen, Escócia) e possui um MBA em Energias Renováveis pela Uninter. Bruno William passou por diversos cargos em sua carreira na área de Poços até se tornar fiscal líder de sonda, passando por mais de 500 dias em rotação offshore. Atualmente tem se dedicado a estratégia e performance de negócios, focado em transformação digital e otimização de processos de operações de poços no time de águas profundas global da companhia.


Marina Mieli

Marina Mieli é bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos) e pós graduada em Engenharia de Petróleo e Gás, com ênfase em Perfuração de Poços pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foi estagiária na Petrobras no setor de Equipamentos Submarinos (EQSB), tradutora intérprete e instrutora em diferentes cursos de segurança e gerenciamentos de grandes emergências, e desde 2015 atua na área de controle de poços.

Atualmente é instrutora de Well Control para os cursos de de Perfuração, Completação e Workover, para as certificações IADC e IWCF, e responsável pelos treinamentos na América Latina pela Wild Well Control/Superior Energy Services.


David Xavier

David Xavier é geólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) com 10 anos de experiência na indústria de Óleo & Gás, atuando na área de avaliação de formação, geologia de operações e geonavegação de poços horizontais nos principais reservatórios siliciclásticos e carbonáticos nas bacias sedimentares brasileiras. Na Halliburton atualmente ocupa a posição de Assessor de soluções técnicas para perfilagem em poços abertos e revestidos.


Sofia Fornero

Sofia Alves Fornero graduou-se em geologia pela UFMG em 2009 e obteve mestrado em geociências pela UFF em 2018. Atualmente é Geóloga Sênior da Petrobras, trabalhando na área de Petrofísica de Exploração com ênfase em perfis de imagem resistiva e ultrassônica desde 2010.


Éverton Lucas de Oliveira

Pesquisador no Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (LEAR) do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC/USP) ocupa atualmente a posição de Posdoc, liderando pesquisas nas áreas de RMN em Meios Porosos, microtomografia de raios-X e análise de Rochas Digitais. Obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Física Computacional pelo IFSC/USP. Atuando e promovendo a interação entre a universidade e a indústria, desenvolveu sua tese de doutorado em parceria com o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Gerência de integração rocha-perfil-sísmica), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante seu doutoramento, destaque-se o prêmio Bernhard Gross no XV Brazilian MRS meeting (2016), organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais. Atualmente, desenvolve projetos em parceria com a IBM Research Brasil, Fine Instrument Technology (FIT - São Carlos), além do Posdoc desenvolvido em parceria com pesquisadores do CENPES/Petrobras.


Horrara Diógenes

Horrara Diógenes é Engenheira de Petróleo pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui MBA em Gestão de Projetos e é Green Belt em Lean Six Sigma. Atuou como estagiária de gerenciamento de reservatório na Petrobras em 2016, onde foi responsável pelo gerenciamento de um campo onshore. No início de 2019, teve a oportunidade de trabalhar com o grupo de petrofísica especial do CENPES/Petrobras, onde atuou em projetos para obtenção de curvas de pressão capilar e permeabilidade relativa.

Atualmente ela é estagiária de pós-graduação na Schlumberger, onde atua na área de caracterização de reservatórios, trabalhando com interpretação petrofísica em dados de perfil e laboratório. É mestranda em Sistemas Petrolíferos na Coppe/UFRJ e sua pesquisa é voltada para a otimização de skeletons construídos com micro-CT, utilizando dados de RMN e MICP. É STEM Lead no Comitê WIN Brazil, responsável pelo desenvolvimento de projetos com escolas e universidades, e Membership Coordinator no Comitê de Young Professionals da SPE Brazil Section.


Moisés Espíndola da Silva

Engenheiro de reservatórios com mais de 10 anos de experiência na indústria de óleo e gás, trabalhando para a operadora brasileira OGX, BG Group, Shell e Equinor em campos operados e não operados no Brasil e internacionalmente e em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento focados em IOR para o Reservatórios do pré-sal brasileiro.

Trabalhou como engenheiro de reservatórios onshore e em águas profundas com reservatórios carbonáticos e clásticos (óleo e gás)

Tem envolvimento prático com simulação de reservatório, PVT, Análise de Transiente de Pressão (DST, EWT), previsão de produção, monitoramento de produção, gerenciamento de reservatório, WRFM e planejamento de desenvolvimento de campo.


Jorge Pizarro

Jorge Oscar Pizarro é Consultor Independente, após completar uma longa e produtiva carreira na Petrobras. Seu foco atual são estudos e projetos relacionados à captura, uso e armazenamento de CO2 (CCUS). Pizarro tem vasta experiência como Engenheiro de Petróleo com ênfase em Engenharia de Reservatórios, CO2-EOR e projetos de injeção de gás alternado com água (WAG). É graduado em Engenharia Civil pela PUC-RIO, Mestre em Eng. de Petróleo pela UNICAMP e PhD. pela University of Texas at Austin. Dedicou toda sua carreira ao Gerenciamento de reservatórios e elaboração de planos de desenvolvimento para campos de petróleo, em diferentes países e ambientes. Nos últimos dez anos, esteve diretamente envolvido no desenvolvimento dos campos gigantes do Pré-sal e na viabilização do uso do método WAG. Nesse período, publicou diversos artigos técnicos e contribuiu para prêmios e reconhecimentos tecnológicos conquistados pela Petrobras. Foi reconhecido pela SPE Brasil e SPE América Latina e Caribe com os prêmios de excelência técnica para os profissionais da indústria que mais contribuíram para o desenvolvimento de suas respectivas áreas de atuação. Pizarro foi Professor do Curso de Especialização em Engenharia de Petróleo da PUC-Rio por 20 anos, período em que teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com vários jovens profissionais da Indústria.


Carlos Alberto Pedroso

Carlos Alberto Pedroso é Eng. Quimico formado pela UFPR. Em 1987 juntou-se a Petrobras onde cursou especialização em Eng de Petroleo. Iniciou sua carreira como Eng de Completação na Bacia do Recôncavo, especializando-se na técnica de fraturamento hidráulico em baixas permeabilidades o que o levou, em 1995, ao mestrado na Unicamp nesta especialidade. Em 1997 juntou-se ao grupo da Bacia de Campos para ajudar a implantar a incipiente técnica de frac-pack, que obteve grande sucesso, rendendo-lhe uma indicação para o programa Distinguished Lecture da SPE (2006-2007) e o reconhecimento regional com o LAC Production and Operations Award (2010). Participou da implantação de dezenas de inovações tecnológicas na área de Estimulação, Contenção de Areia e Garantia de Escoamento, grande parte publicada em diversos papers e revistas internacionais, o que lhe rendeu o reconhecimento internacional de Distinguished Member da SPE em 2012. Foi editor técnico das publicações Drilling and Completion e Productions Operations. Desta última foi Associate Editor por dois períodos. Em 2011, foi o primeiro gerente da ESCA na Petrobras, gerência responsável pela estimulação, controle de areia e tratamentos químicos dos poços marítimos de toda a costa brasileira. Desde 2016 é consultor especialista da ISO/TC-67/WG-3. Em 2013 juntou-se a Enauta, onde é engenheiro de completação.


Orlando Ribeiro

Orlando Ribeiro tem mais de 35 anos de experiencia em desenvolver e aplicar novas tecnologias em projetos no Brasil e Golfo do México, tendo ocupado várias funções de liderança em tecnologia, operações, projetos e novos negócios ao longo de sua carreira na Petrobras.

Suas áreas de conhecimento incluem Desenvolvimento e Implantação de Tecnologias Inovadoras, Estratégia Tecnológica, Gestão e Execução de Projetos em Águas Profundas, Seleção de Conceitos para Projetos de Desenvolvimento, Novos Negócios e Gerência de Operações.

Sua última posição foi de CTO, Gerente Executivo do Centro de Pesquisas, responsável pela função Tecnologia na Petrobras e membro do Board da OGCI CI, uma associação entre as grandes empresas de petróleo para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e promover projetos de sequestro, armazenamento e uso de CO2.

Foi Gerente Geral das Áreas de Poços, Subsea, Facilities e Logística do Projeto de Libra e Gerente do Projeto Cascade e Chinook que instalou o primeiro FPSO no Golfo do México em 2500 m de profundidade.

Orlando agora atua como Consultor através de sua empresa Neo Okeanos Consulting.


Marcos Berredo

Marcos é formado em Engenharia Civil e possui Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo pela PUC Rio e EMBA pela UFRJ-COPPE. Ele é um Engenheiro de Petróleo com mais de 18 anos de experiência, especializado em Tecnologia de Produção e Gerenciamento de Instalações de Reservatórios de Poços como Especialista no Assunto e Autoridade Técnica de Tecnólogo de Produção na Shell. Marcos construiu sua carreira nos negócios upstream assumindo uma variedade de funções em Engenharia de Petróleo, Gerenciamento de Poços e Reservatórios, Otimização da Produção, Desenvolvimento de Campo e Gerenciamento de Projetos. Ele começou sua carreira como engenheiro de poços trabalhando para a Enterprise Oil antes de ingressar na Shell como tecnólogo de produção. Ele então ocupou cargos de responsabilidade crescente com Sarawak Shell na Malásia, Shell Filipinas, Production Development Oman, Brunei Shell Petroleum e Shell Brasil trabalhando em vários campos de petróleo e gás Brown e Green onshore, offshore e em águas profundas para empreendimentos operados e não operados. Marcos trabalha atualmente como Gerente de Tecnólogo de Produção na Shell Brasil.


João Carlos Rodrigues

Há 18 anos na Industria de Petróleo, vem ocupando diferentes posições sênior no país e no exterior, como Eng. de Conformidade na MAERSK FPSOs, Gerente de Regulação e Diretor de Tecnologia na SBM Offshore e Gerente de Projetos de O&G na MAERSK TRAINING. Atualmente presta consultoria e auditoria sobre Segurança Operacional e Regulação Brasileira à Operadores e novos entrantes no país.

Anteriormente, como Pesquisador e Avaliador Técnico na Diretoria de Metrologia Científica do INMETRO, atuou na acreditação da competência dos laboratórios de Eletricidade por organismos internacionais. Eng. Eletricista Eletrônico pela UGF, possui especializações em Eng. de Segurança na UCP e Direito do Estado na FGV, além de MBAs em Eng. de Planejamento na COPPE e Eng. Econômica na UFF.

Membro da SPE a partir de 2011, é o secretário de Segurança e Meio Ambiente da Seção Brasil desde 2012, tendo sido o responsável pelo I Seminário SPE de Segurança Operacional Offshore em 2017, a ser reeditado em agosto de 2021.


Juliana Baioco

Atualmente é professora adjunta do curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ e pós-doutoranda do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. É doutora em Engenharia Civil com ênfase em Petróleo e Gás pela PEC/COPPE/UFRJ e graduada em Engenharia de Petróleo pela POLI/UFRJ. Atua como pesquisadora no Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore no desenvolvimento de modelos de síntese e otimização aplicados a Sistemas de Coleta e Rota de Dutos Submarinos, além do desenvolvimento de metodologias de geração de Diagramas de Restrição para Sondas DP. Por fim, é membro da Comissão de Educação da SPE-Seção Brasil, através do Fórum Permanente de Estudos Ligados à Educação em Engenharia de Petróleo, bem como participa do comitê de Young Professionals da SPE-Seção Brasil.




Antônio Capeleiro Pinto

Mestre em engenharia de petróleo pela UNICAMP, engenheiro eletricista pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), MBA em gestão avançada de negócios pela COPPE-UFRJ e pela FGV. Possui 38 anos de experiência em avaliação, desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleo offshore, incluindo a coordenação da área de reservatórios e planos de desenvolvimento dos campos do Complexo de Marlim, na Bacia de Campos e a liderança da área técnica responsável pela concepção e desenvolvimento dos campos do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, com 10 anos dedicados a essa atividade. Possui larga experiência no gerenciamento dos ativos do pré-sal operados pela Petrobras, em parceria com outras empresas. Em 2008 recebeu o Prêmio SPE Brasil – 2008 – Profissional do ano na categoria “Excelência Técnica”. Em 2015 foi agraciado com o Prêmio “Distinguished Achievement Award for Individuals” da OTC Brasil, por sua contribuição individual para o desenvolvimento e gerenciamento de campos em águas profundas e ultra-profundas. Foi Gerente Executivo de Reservatórios da Petrobras entre 2018 e 2019 e desde novembro de 2019 é Gerente Executivo de Contratos na Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), onde é responsável pelo contrato do Campo de Búzios. Possui mais de 50 artigos técnicos publicados.


Fillipe Belgone

Fillipe Belgone é engenheiro de petróleo com MBA em gerenciamento de projetos e nove anos de atuação na indústria de óleo e gás. Possui experiência no desenvolvimento de projetos em greenfield e brownfield, projetos de modificações em unidades offshore, campanhas de anutenção e paradas programadas de produção. Fillipe trabalha na empresa Equinor do Brasil, atualmente com projetos de modificações para o campo de Peregrino.

Desde 2011 atua na SPE, onde ocupou o cargo de presidente do capítulo estudantil da UNESA entre 2011 e 2012. Em 2013 o capítulo foi premiado pela SPE internacional como SPE Gold Standard Chapter pelos trabalhos realizados em 2012. Atua desde 2014 no grupo de Young Professionals da SPE seção Brasil e em 2015 recebeu o prêmio Young Professional Outstanding Results.




Arlindo Souza

Arlindo tem 39 anos na área de E&P. Aposentado PETROBRAS e atual Diretor Técnico da GERISK. Eng. Elétrico pela POLI/USP e de Petróleo pelo SENBA/PETROBRAS. Mestrado em Administração (FEA/USP). Professor na PETROBRAS, FGV, IBP e IBEC. Especialista em Drilling e Risk Management. Organizador da Metodologia GERISK utilizada na área de Poços da PETROBRAS, desde 2000. Fiscal de Perfuração (AM, SEAL, Bacia de Campos, RN, ES e BA). Foi Projetista de Poços, Líder de projetos e representante de Poços no GAP: Grupo Multidisciplinar de Análise de Risco da PETROBRAS. Trabalhou como Consultor em projetos Exploratórios e Explotatórias (BRASIL Colômbia e Argentina). Participou de revisão, auditoria, coordenação e elaboração da Construção e Workover de Poços onshore e offshore (incluindo campos maduros, pré-sal e projetos de arrasamento de poços e descomissionamento). Ministrou treinamentos de disciplinas como Perfuração, Completação, Produção, Viabilidade de Projetos, Análise de Risco e Incertezas. Tem mais de 90 participações e publicações em Congressos Nacionais e Internacionais, incluindo menção honrosa na Rio Oil 2006. Desde setembro de 2016 presta consultoria em Campos Maduros, Análise de Risco e projetos de Abandono de Poços Onshore e Offshore. Como ferramentas utiliza preferencialmente os conceitos da SAFETY SERIES 75 - I NSAG-4 "atenção certa no tempo certo" combinando três métodos: a) Eng. da Confiabilidade, b) Investigação de Incidentes e Acidentes e c) Filosofia de Barreiras e Metas de Desempenho.


Roberto Cunha

Roberto Ferreira da Cunha, Diretor da Berkeley Research Group, tem mais de 12 anos de experiência na indústria internacional e acadêmica em energia global e questões ambientais. Sua experiência no setor abrange upstream, gás natural, energia, gás natural liquefeito (GNL) e mudanças climáticas, com ênfase em como as questões nesses domínios moldam os mercados de gás natural na América Latina. Ele forneceu avaliações especializadas, due diligence, modelagem econômica e expertise de consultoria para a maioria das empresas líderes de energia do mundo, bem como para instituições financeiras e para o Ministério de Minas e Energia do Brasil.


Denise Novaes

Denise Novaes é Engenheira Química formada pela Universidade Federal do Ceará. Fez parte da graduação na Université Laval em Quebec no Canadá e outra na Ecole Centrale Marseille na França. Possui a especialização Master em “Energia e Produtos derivados de Petróleo” no Instituto Francês de Petróleo (IFP School), cursado em Paris, na França. Hoje cursa o MBA em “Gestão Estratégica e Econômica de Negócios” na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo.

Possui mais de seis anos de experiência dentro da TOTAL, multinacional francesa do segmento Oil & Gas, onde acumulou experiências como Engenheira de Projeto e Consultora Técnica de Vendas. Atualmente gerencia uma equipe de engenheiros de aplicação e marketing na função de Coordenadora de Produtos, sendo responsável pela gama de produtos e assistência técnica de toda a linha de lubrificantes e combustíveis, além do desenvolvimento de projetos estratégicos.


Bruno Santos de Oliveira

Bruno de Oliveira estudou engenharia de computação na Universidad de Belgrano em Buenos Aires e logo depois iniciou a sua carreira na Halliburton onde teve a oportunidade de trabalhar nos setores de Drilling & Completions, Desenvolvimento de aplicações voltado a análise de riscos e geociências, consultor de pré-vendas para a área de plataforma e cloud e agora liderando o time de tecnologia da Landmark - Halliburton.


Gustavo Torres Moure

Gustavo Torres Moure é engenheiro químico com mestrado em Catálise Heterogênea.  Entre 1980 e 1986, trabalhou como professor de Físico-Química e Cálculo de Reatores na Faculdade de Engenharia Química de Lorena. Em novembro de 1984, ingressou no Centro de Pesquisas da Petrobras para atuar na área de desenvolvimento e fabricação de catalisadores de Refino. Nessa área, coordenou diversos projetos e exerceu cargos de gestão de P&D. Desde 2000, atua na área de Baixo Carbono.  Desenvolveu diversos projetos de pesquisa com a Academia Brasileira e foi o representante da Petrobras no time de Captura de CO 2 do consórcio CO 2 Capture Project. Nesse período, participou da equipe que realizou o primeiro teste em escala de demonstração da tecnologia de captura de CO 2 em unidades de FCC no mundo. Em 2016, passou a atuar também na área de inovação aberta, com enfoque em startups.  Em 2017, passou a ser um dos representantes da Petrobras na OGCI – Oil and Gas Climate Initiative,atuando como Deployment Champion junto às empresas selecionadas pelo fundo de investimento criado pela OGCI (Climate Investment).

Em setembro de 2020, Gustavo deixou a Petrobras, mas continua atuar nos temas de Baixo Carbono, inteligência competitiva e inovação aberta como consultor independente.


Fernanda Delgado

Fernanda Delgado é Professora e Assessora Estratégica na FGV Energia. Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, via convênio com a FGV. Doutora em Planejamento Energético, Mestre em Tecnologia da Informação e dois livros publicados sobre Petropolítica. Experiência profissional em empresas relevantes, no Brasil e no exterior, como Petrobras, Deloitte, Vale SA, Vale Óleo e Gás, Universidade Gama Filho e Agência Marítima Dickinson. Na FGV Energia é responsável pela coordenação do MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás e pelas linhas de pesquisa em petróleo, gás, biocombustíveis e transição energética, destacando-se: Descomissionamento, Downstream, Reservatórios de baixa permeabilidade, Reservas de gás natural, Planejamento energético e Geopolítica dos recursos energéticos.


Claudenir Cabreira

Brasileiro, do Rio Grande do Sul, com formação tecnólogo em Eletrotécnica pela Universidade Federal do Rio Grande, com mais de 40 anos de experiência, atuou em empresas de telecomunicações nacionais e internacionais nas áreas de sistemas digitais e ópticos, na engenharia de sistemas, comercial e marketing nas empresas Alcatel Lucent hoje (Nokia), e Huawei como Gerente de Contas. Atualmente atua como consultor de negócios em sua empresa de consultoria na area de Telecom para-ISPs e empresas de Telecomunicações.


Carolina Ridolfi

Profissional com mais de 13 anos de experiência na área de Recrutamento & Seleção e Desenvolvimento de Pessoas.

Nos últimos 6 anos, Carolina se dedicou a aprender e desenvolver novas estratégias para ajudar os profissionais em seus objetivos de carreira.


Gabriela Bernardi

Gabriela Bernardi é formada em Administração pela PUC-Rio e ganhadora do Prêmio Ser Humano 2016 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). Possui mais de 5 anos de carreira e começou a sua jornada na Halliburton, empresa em que atua até o momento como HR Operations Partner.