Escola de Geologia e Geofísica em Óleo e Gás
Escola de Geologia e Geofísica em Óleo e Gás



Organizadores


A escola de Geologia e Geofísica em Óleo e Gás está sendo promovida pela Educação Continuada da SBGf (SBGf-Educ).


Wagner Lupinacci


Professor do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2015, onde é o atual chefe do departamento e coordenador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Bolsista de produtividade CNPq e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre e doutor em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela UENF, com ênfase em Geofísica Aplicada. Tem experiência na área de Geociências atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: interpretação sísmica quantitativa, integração de dados de rocha-perfil-sísmico e reservatórios carbonáticos do pré-sal.

Ricardo Alvares


Ricardo Alvares atua há 14 anos na Hallliburton, com muito orgulho por ser seu primeiro emprego. Mestre em Geologia e Geofísica pela UFF e com graduação em Geografia. Também cursou períodos nos cursos de Geologia e Engenharia de Petróleo. Nessa jornada, atuou como consultor das soluções tecnológicas da Halliburton/Landmark para gerenciamento e interpretação de dados de Geologia e Geofísica durante 9.5 anos, Gerente de Serviços por 3 anos e no ano de 2021 assumiu o desafio de trabalhar com Business Development, com foco nas áreas de exploração e reservatório.

Roberta Vidotti


Professora Associada do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília desde 2009. E atual Presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (2021-2023). Foi presidente do Núcleo Brasília da Sociedade Brasileira de Geologia por dois mandatos, 2009-2011 e 2011-2013. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2.

Geóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Geofísica pelo Observatório Nacional (1992), PhD em Geofísica pela University of Leeds (1997) e pós-doutorado na mesma instituição em 1998. Seu interesse é no uso de dados geofísicos para estudos tectônicos regionais, arcabouço tectônico de bacias sedimentares, e contexto tectônico de depósitos minerais; utilizando ferramentas de modelagem direta e inversa para os diferentes ambientes estudados.

Andrea Ustra


Andréa Teixeira Ustra (mãe de Bernardo e Maria Clara) é professora no Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) e atualmente coordenadora da Central Multiusuário USPMag. Secretária de Relações Acadêmicas da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) desde setembro 2021 para o biênio 2021-2023. Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (2008 e 2013). Suas principais linhas de pesquisa são Biogeofísica e Magnetismo Ambiental.

Susanne Maciel


Susanne Maciel é professora adjunta na Faculdade UnB Planaltina e no programa de Pós Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica da Universidade de Brasília. É conselheira da Regional Centro-Oeste da SBGf (2019-2023). Possui graduação em matemática pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em geologia pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em matemática aplicada, no Grupo de Geofísica Computacional da Universidade Estadual de Campinas (2017). Suas principais linhas de pesquisa são processamento de sinais e processamento sísmico.

Luanne Erbe


Luanne Erbe é graduanda em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como voluntária na Horizonte Soluções Geofísicas (Empresa Júnior), no cargo de Diretora de Operações e Coordenadora do Processo Seletivo (2020) e Conselheira Estratégica (2021).

Atualmente é membro do Capítulo Estudantil de Geofísica da UFF (Geoscientific Student Society/ GSS) e participa de Projetos de Pesquisa Científica no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR), onde atua com perfis de poços e, mais recentemente, modelagem estratigráfica, que será tema de seu projeto final de graduação.

Tem Formação Técnica em Petróleo e Gás pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Técnico em Petroquímica pela Universidade Estácio de Sá.

Ana Carla


Ana Carla Pinheiro é formada em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Participou de trabalho voluntário no Laboratório de Radiocarbono (LAC), no departamento da Física, da Iniciação Científica no Laboratório de Geologia (LAGEMAR) e atuou como bolsista no Projeto Ressurgência 3.0. Foi uma das representantes da UFF no Gawler Challenge.

Atualmente ingressou no Mestrado em Geofísica da UFF e participa de Projetos de Pesquisa Científica no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR), onde atua com perfis de poços

GSS


A GSS (Geoscientific Student Society) é um capítulo estudantil da SEG e da EAGE. Nós contribuímos com a disseminação científica e organizamos eventos que conectam a universidade com o mercado. Nossa fundação foi no ano de 2015 com apoio do Laboratório da UFF, o GISIS.

Atualmente também contamos com apoio dos laboratórios LAGEMAR E GIECAR. Ao longo da história do curso de Geofísica da UFF a GSS contribuiu com a fundação da empresa júnior, a Horizonte, e o diretório acadêmico do curso. O capítulo também é responsável pela organização da Semana de Geofísica da UFF desde 2016 e o evento sempre conta com palestras, cursos e mesas redondas.

ON


O Capítulo Estudantil do Observatório Nacional (National Observatory Greenstone Belt Geophysical Society) teve sua fundação no ano de 2015, tornando-se oficial em 2016 e desde então vem participando ativamente com colaboração da SEG e EAGE, as quais abrem portas para que os alunos participem ativamente de projetos e iniciativas que promovam a geociência, especialmente a Geofísica.

O capítulo tem a missão de prover palestras de alto nível, cursos de capacitação profissional teóricos e práticos com uso de softwares geocientíficos – aberto a todos. Além de oportunidades para os integrantes do capítulo como possibilidade de publicações, verbas para congressos e trabalhos de campo, bem como programas de lideranças para preparação para o mercado de trabalho e realização de networking com profissionais e estudantes.