Livros SBGf

 

A SBGf, juntamente com os autores, está disponibilizando gratuitamente alguns de seus títulos em formato digital. O acesso é permitido somente aos associados adimplentes, sendo intransferível para terceiros. A consulta ao acervo deverá ser feito exclusivamente através da Área do Associado.

Agora os livros estão disponíveis em versão digital para compra. Associados adimplentes compram os livros digitais por 30% do valor do livro físico. Acesse aqui


Introdução ao Geomagnetismo
Igor Ivory Gil Pacca
Rio de Janeiro: SBGf, 2021. 117 pp.


Com conteúdo amplo e profundo, o livro abrange todas as áreas específicas do Geomagnetismo e suas relações com outras áreas das geociências, tais como: tectônica de placas, magmatismo, processos de sedimentação, datações geocronológicas, variações climáticas, estrutura interna da Terra, campo magnético dos planetas do sistema solar, geofísica básica e geofísica aplicada.
Embora o geomagnetismo tenha as suas bases universais, as características do campo magnético terrestre exigem diferentes abordagens em locais como o território brasileiro, onde o eletrojato equatorial e a anomalia do Atlântico Sul exercem uma influência distinta e marcante.
A edição desta obra é uma relevante contribuição da SBGf para a comunidade científica e para o ensino de graduação e pós-graduação dos cursos de Geofísica, Geologia, Oceanografia e Geografia nos países de língua portuguesa.


Métodos Matemáticos em Geofísica I: Solução da Equação de Difusão de Calor
Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina
Rio de Janeiro: SBGf, 2020. 444 pp.

Neste livro, os autores Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina, ambos doutores em Geofísica e professores do IAG-USP, tratam da solução da equação de difusão ou condução de calor de uma forma geral.

Originalmente, o livro é destinado a alunos de geofísica, dos últimos anos do bacharelado e do início da pós-graduação, que pretendam se especializar no estudo quantitativo de problemas de geodinâmica e dinâmica interna da Terra e dos planetas, assim como em problemas de transporte e dispersão em meios porosos e no meio ambiente. Alunos de engenharia e de ciências exatas de cursos de transferência de calor por condução e de difusão molecular também encontram material adequado no livro. Assim, sempre que possível, o livro apresenta soluções de interesse na modelagem de processos geodinâmicos.

O livro começa com uma breve revisão sobre o desenvolvimento da teoria de condução de calor. Em seguida, partindo da lei de Fourier e do princípio de conservação de energia, o texto desenvolve e discute o significado da equação de difusão de calor, a sua expressão em diferentes sistemas de coordenadas e a definição das condições iniciais e de contorno. O restante do livro é dedicado às diferentes técnicas de solução analítica dessa equação. Por técnicas de solução analítica, os autores entendem as técnicas, ou métodos, que permitem expressar a soluções na forma de uma combinação de funções elementares transcendentes, através de séries infinitas de funções e por intermédio de transformações integrais.

O livro está disponível, somente em versão digital, na área do associado apenas para os associados adimplentes.


Método Geofísico Eletromagnético a Multifrequência – Um Invento Brasileiro
Dias, Carlos A.
Rio de Janeiro: SBGf, 2017 313p.

A Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) lança o livro Método Geofísico Eletromagnético a Multifrequência – Um Invento
Brasileiro, do professor Carlos A. Dias, Ph.D., editado pela Sociedade. Tem como patrocinadores as empresas Invision Geophysics e Phoenix Geophysics. Dividido em quatro capítulos, a obra traz uma visão espaço-temporal do processo de criação e desenvolvimento de um equipamento apropriado para atuar na E&P de hidrocarbonetos.

Este livro é a narrativa de um acontecimento científico-tecnológico relevante, pelo Prof. Carlos A. Dias. Obcecado pela ideia de propor um método geofísico alternativo para ajudar na exploração de petróleo na Amazônia, diante dos métodos sísmicos convencionais – em decorrência da existência de múltiplas e frequentes soleiras de diabásio – Dias, deixa Salinas – PA, sua terra natal, aos 20 anos de idade, para estudar Física, no Rio de Janeiro. Em seguida, faz doutorado na Universidade da Califórnia – Berkeley, USA, e produz, como fruto desse trabalho, sua tese, logo convertida em uma Patente Internacional de invenção de um método eletromagnético.

Neste livro vem reescrita a tese (Parte I) em uma nova versão, em língua nacional, e transcrita a patente correspondente e relatados os avanços científico-tecnológicos subsequentes, dos últimos 50 anos (Parte II).

Em suas linhas, o leitor vai encontrar o início e o desenrolar de uma ideia juvenil, que resulta, nada menos do que , na invenção de um método geofísico moderno, atual, o “método geofísico eletromagnético a multifrequência”.


Propriedades físicas das rochas
Olivar Antônio Lima de Lima
Rio de Janeiro: SBGf, 2014. 342 pp.

Este livro é a segunda publicação conjunta entre a SBGf e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo (INCT-GP). A obra analisa de forma sistemática as propriedades físicas de minerais e rochas relacionadas à geofísica de exploração. Material didático sobre petrofísica, a publicação torna-se útil como base teórico-experimental, aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em geociências.


Romanelli

Análise do Sinal Sísmico
André L. Romanelli Rosa
Rio de Janeiro: SBGf, 2018. 713 pp.

A SBGf, com o patrocínio da Petrobras, lançou o livro “Análise do Sinal Sísmico”da autoria do geofísico André Luiz Romanelli Rosa.
A obra procura auxiliar os leitores no entendimento de como os problemas práticos podem ter importantes vínculos com a teoria, facilitando assim o seu crescimento profissional. O enfoque usado foi o de prover uma visão objetiva dos fundamentos físicos e matemáticos que propiciam essa compreensão.

Este livro procura preencher a lacuna, frequentemente observada, entre os textos teóricos publicados e a atividade rotineira dos geofísicos que se dedicam à exploração de petróleo. A apresentação dos temas possibilita diferentes níveis de leitura, desde a mais básica, de caráter eminentemente intuitivo, até a que favorece, em alguns casos, a elaboração de programas de computador.

André Luiz Romanelli Rosa tem formação em Geologia e especialização em Geofísica. Trabalha desde 1971 na Petrobras, onde é Consultor Sênior.


Simplício

Séries de Geofísica 1 “Considerações sobre a Aquisição Sísmica Multiclientes no Brasil: Aspectos Legais”
Simplício Lopes de Freitas
Rio de Janeiro: SBGf, 2012. 89 pp.

O primeiro livro da série de Geofísica trata dos diferentes tipos de levantamentos sísmicos existentes e traz uma série de esclarecimentos e procedimentos adotados em outros países. Mostra também que as resoluções vigentes no Brasil vão de encontro à própria Constituição Brasileira no entendimento de juristas renomados de nosso país.
Este livro é uma grande contribuição aos legisladores e agentes governamentais na elaboração de leis, normas e resoluções que atendam aos anseios das empresas de petróleo e companhias de serviços em conseguir celeridade nas tramitações processuais.

Simplicio Lopes de Freitas possui mais de 50 anos de atividade na Geofísica. Trabalhou em equipes sísmicas no Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia. Foi gerente dos serviços de processamento de dados para o E&P na Petrobras. Trabalhou na companhia Western em Houston, onde fez parte dos grupos de projetos de otimização de programas e de migração sísmica pré-empilhamento, e onde vivienciou os negócios de sísmica na região do Golfo do México. É contabilista, economista, M.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ e advogado. Atualmente é sócio da SCF Consultoria, prestando serviços em consultoria de negócios focados em geofísica, processamento e aquisição de dados sísmicos, e demais atividades correlatas.


Geofísica na Prospecção Mineral: Guia para Aplicação
José Gouvêa Luiz
Rio de Janeiro: SBGf, 2013. 108 pp.

Com o apoio da Vale, a obra “Geofísica na Prospecção Mineral: Guia para Aplicação” é o volume 2 da série de Geofísica da SBGf e foi inspirada na publicação Mining Geophysics, v. 1, editada pela Society of Exploration Geophysicists (SEG). Dividido em nove capítulos, além da introdução à prospecção, o livro analisa os sulfetos maciços e os disseminados, minérios de ferro, diamantes, bauxita, cassiterita, ouro e pláceres.

O Diretor Global de Exploração Mineral e Desenvolvimento de Projetos da Vale, Marcio Godoy, escreveu um texto introdutório que acompanha a obra: “A Geofísica é parte fundamental do trabalho de prospecção mineral, ela é a base para a condução da maioria dos programas de exploração, contribuir para reduzir os riscos e encurta o caminho para a descoberta de depósitos minerais… registro e valorizo aqui o alto nível de qualidade, seriedade e comprometimento da SBGf, que, com iniciativas como esta, vem desempenhando um importante papel para o desenvolvimento e a promoção da Geofísica no país”.

José Gouvêa Luiz é geólogo e mestre e doutor em Geofísica. Iniciou sua carreira no magistério na Universidade Federal do Pará, onde hoje atua como Professor Associado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Geociências, com ênfase em Prospecção Geofísica e Métodos Elétricos e Eletromagnéticos. Em atividade de extensão, desenvolveu trabalhos de prospecção geofísica para companhias de mineração e agências do governo, principalmente para a localização de água subterrânea, ouro, minério de cobre e cassiterita. Seus trabalhos mais recentes foram desenvolvidos na área de geofísica aplicada à água subterrânea, ao meio ambiente e à prospecção arqueológica.


Perfilagem Geofísica em Poço Aberto: Fundamentos básicos com ênfase em petróleo
Geraldo Girão Nery
Rio de Janeiro: SBGf, 2013. 222 pp.

Publicação conjunta da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo (INCT-GP/CNPq), o livro “Perfilagem Geofísica em Poço Aberto” apresenta os fundamentos teóricos dos métodos de perfilagem geofísica de poços, com ênfase na aplicação à exploração de petróleo e água subterrânea. Com questionários, ilustrações e fundamentos básicos, a obra tenciona ser referência na área.

Geraldo Girão Nery possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará, Geologia de Petróleo pelo convênio PETROBRAS-CENAP/UFBA, e mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui vasta experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica de Poço, adquirida como geocientista da Petrobras, consultor, empresário e como professor participante dos Programas de Pós-graduação em Geofísica da UFPA e da UFBA.


Fundamentos do Método Magnetotelúrico na Exploração de Hidrocarbonetos
Paulo de Tarso Luiz Menezes
Rio de Janeiro: SBGf, 2013. 208 pp.

O livro “Fundamentos do Método Magnetotelúrico na Exploração de Hidrocarbonetos” procura preencher a lacuna de textos em língua portuguesa sobre o método magnetotelúrico. Destina-se prioritariamente a graduandos em Geologia e/ou Geofísica, mas podendo ser também utilizado como porta de entrada do método em cursos de pós-graduação. Embora a ênfase dada na abordagem dos temas seja exploração de petróleo, são também discutidos aspectos básicos do MT que permanecem válidos para qualquer tipo de aplicação. Uma das propostas do livro é que o aprendizado se dê pelo exemplo, sendo neste caso priorizado ao máximo as aplicações do método em território brasileiro.

Paulo de Tarso Luiz Menezes possui graduação em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Geofísico da Petrobras. Trabalha com interpretação e integração de métodos potenciais e métodos eletromagnéticos. Tem experiência na área de Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: exploração de hidrocarbonetos e prospecção mineral.


Fundamentos de Física para Geociências
Carlos Eduardo de Moraes Fernandes
Rio de Janeiro: Interciência: SBGf, 2007. 153 pp.

Cobrindo parte dos campos terrestres gravítico, deformacional e hidrodinâmico este livro reexamina princípios básicos de Física que devem ser entendidos e respeitados pelos estudantes e pelos praticantes em Geociências, isto é, engenheiros geotécnicos, geólogos, geofísicos, geógrafos e outros.

O reexame envolve o cerne conceitual e a utilização resultante de cada assunto enfocado. Projeta-se, além deste, a produção do volume II, no mesmo molde, cobrindo parte dos campos terrestres eletrostático, magnetostático e oscilatório, e ainda, do volume III, para divulgação de práticas laboratórias e de resultados de experimentos.


Dicionário Enciclopédico Inglês-Português de Geofísica e Geologia
Osvaldo de Oliveira Duarte
4ª ed. Rio de Janeiro: SBGf, 2011. 379 pp.

Esta 4ª edição do Dicionário Enciclopédico Inglês-Português de Geofísica e Geologia, com mais de 7.000 verbetes, se constitui na maior obra em língua portuguesa e uma das maiores do mundo, dentro desta especialidade.

Integrante veterano e vitorioso da equipe da Universidade Petrobras, o Professor Osvaldo de Oliveira Duarte é daqueles que, em qualquer organização, corporação ou instituição contribui para a consistência interna, a respeitabilidade e a garantia de credenciais de competência técnica e científica e de alta dignidade.

O Dicionário Enciclopédico Inglês-Português de Geofísica e Geologia é mais um dos frutos de um trabalho de verdadeira Gestão do Conhecimento que caracteriza o espaço bem sucedido da Universidade Petrobras.


SBGf: três décadas promovendo a geofísica

Em comemoração aos mais de 30 anos de existência, a SBGf lançou o livro SBGf: Três Décadas promovendo a Geofísica (164 pág.). O livro mostra de forma aprofundada a contribuição da SBGf para o desenvolvimento da Geofísica no Brasil desde sua fundação em 30 de outubro de 1978 até sua fase atual.

A publicação divide-se em seis capítulos que contam sobre a ciência em si (capítulo Ciência da Terra, do Céu e do Mar); a origem e a evolução da ciência no país (capítulo A geofísica no Brasil); a atuação e conquistas da SBGf (capitulos Por Dentro da SBGf e Da Função à Profissionalização); além de apresentar as bandeiras erguidas pela sociedade; e homenagens póstumas aos que ajudaram a construir a história da SBGf.

Compartilhar em:

Associados corporativos