facebook
instagram
linkedIn
youtube

Exposição: O que é Geofísica?

Imagem representando o estande no Congresso de 2019

A Exposição

A SBGf mantém uma exposição permanente no Museu de Ciências da Terra (MCT) sob responsabilidade do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), situado no bairro da Urca no Rio de Janeiro.
O acervo em exposição no Museu também é usado para uma exposição temporária a cada dois anos junto ao Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica que ocorre no Rio de Janeiro com o tema “O que é Geofísica?”.

Muitos fenômenos da natureza estudados pela geofísica estão constantemente na mídia, todavia muitos desconhecem essa ciência. Apesar das pesquisas e métodos geofísicos serem essenciais para algumas atividades humanas e no desenvolvimento das geociências, a sociedade, em geral, ainda não está ciente do objeto de estudo, métodos utilizados e os resultados que podem ser obtidos através da geofísica. As características apresentadas acima, somadas ao fato de a geofísica ser uma ciência relativamente nova no Brasil, reforçam a importância da difusão e popularização científica nessa área e das geociências em geral. A exposição “O que é geofísica?” foi criada em 2006 por professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e mais tarde passou a contar com a colaboração de material para exposição e de estudantes e professores de outras universidades tais como Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp). A exposição foi criada com o objetivo de difusão do conhecimento desta ciência. A exposição itinerária no congresso conta com o material permanente que fica em exposição no MCT e material que é transportado das universidades participantes para o local do Congresso a cada dois anos.
Leia mais sobre a exposição “O que é Geofísica?” em 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019.

Associados corporativos