facebook
instagram
linkedIn
youtube

 

Boletim

ISSN: 2177-9090

Escolha um ano correspondente para visualizar os boletins disponíveis:


Boletim 129

Boletim 129

A Geofísica nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT)

Este boletim tem como objetivo apresentar e detalhar sobre os INCTs que envolvem geofísica, com formação e aprimoramento de recursos humanos na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Para mais informações sobre os INCTs, histórico e números, recomendamos visita à página: http://inct. cnpq.br/institutos/.

Boletim 130

Boletim 130

Geofísica Aplicada à Exploração Mineral, Exploração Mineral

Neste boletim quatro profissionais com atuação em diferentes áreas da geofísica apresentam sua opinião e compartilham sua experiência sobre perguntas elaboradas pela equipe do boletim, além de três artigos técnicos abordando temas diversos da aplicação da geofísica à exploração mineral

Boletim 125

Boletim 125

Sismografia, Artigos

A Rede Sismográfica Brasileira, concebida no âmbito da Rede de Estudos Geotectônicos Petrobras-Universidades (RGEOTEC) e financiada em sua implantação com recursos provenientes da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento dos contratos de concessão, nos termos do Regulamento Técnico ANP 05/2005, tem por objetivo monitorar a sismicidade do território nacional e gerar informações que suportem a investigação da estrutura interna da terra através da implantação e manutenção de estações sismográficas permanentes.

Boletim 126

Boletim 126

e Exploração e Produção de hidrocarbonetos,Artigos Técnicos

O Boletim número 126 apresenta o Estado da Arte da geofísica na área de Exploração e Produção de hidrocarbonetos nas bacias sedimentares terrestres brasileiras. Este tema foi escolhido especialmente como consequência das discussões realizadas durante Workshop sobre o tema realizado no ano de 2022 pela própria SBGf. Nele foi possível perceber que a geofísica tem papel preponderante para estabelecer novas perspectivas exploratórias e de produção nestes ambientes. Para fornecer uma visão abrangente do cenário atual, foram conduzidas entrevistas com três profissionais da área de Petróleo no Brasil: Eliane Petersohn (ANP), Sergio Luciano Freire (CPGeo) e Marcio Felix (EnP). A edição conta com dois artigos técnicos, um sobre teste de carga sísmica realizado na Bacia do Parnaíba pela empresa ENEVA, escrito por Siedschelag e colaboradores. O outro artigo aborda o histórico da evolução tecnológica na aquisição sísmica terrestre, escrito por Mário Sérgio Costa da Petrobras.

Boletim 127

Boletim 127

Geofísica de Reservatório, análise dos progressos

O Boletim número 127 concentrou-se na análise dos progressos e desafios do mercado da Geofí- sica de Reservatório no Brasil. Nesta edição, tivemos a honra de contar com quatro entrevistas de profissionais do setor de Petró-leo, todos com vasta experiência na área de produção, sendo oriundos de empresas prestação de serviços e de operadoras: Juliana Maia C. dos Santos da PGS, Rodrigo Penna da Petrobras, Laryssa Oliveira da CGG e Mário Paiva da SLB. Além das entrevistas, o Boletim foi enriquecido com dois artigos que exploram o uso de técnicas avançadas, como Sísmica 4D e Inversão Sísmica Probabilística em reservatórios. Acreditamos firmemente que esta edição oferece um elevado nível técnico e será uma fonte valio-sa de informações para geofísicos em diferentes estágios de sua jornada profissional.

Boletim 128

Boletim 128

18º Congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica & Expogef, Congresso, Geofísica, Boletim, CISBGF, 18th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEf

O Boletim 128 é uma edição especial sobre o 18º Congresso Internacional da SBGf que ocorreu no Centro de Exposições Expo Mag, no Rio de Janeiro entre os dias 16 a 19 de outubro de 2023. Depois de 4 anos, e de uma pandemia que assolou o mundo em 2020 e 2021, o congresso voltou a ser totalmente presencial. Algumas mudanças foram promovidas no espaço do evento. Nesta edição, a Expogef ocupou o mesmo andar do auditório principal, das salas de apresentações orais e sessão pôster, esta disposição foi muito bem recebida pelos expositores e congressistas, pois promoveu maior interação entre todos e maior trânsito na exposição durante todos os dias do evento.

Associados corporativos