Livros digitais SBGf


Geofísica na Prospecção Mineral: Guia para Aplicação
José Gouvêa Luiz
Rio de Janeiro: SBGf, 2013. 108 pp.

Valor: R$ 12,50


Sinopse

Com o apoio da Vale, a obra “Geofísica na Prospecção Mineral: Guia para Aplicação” é o volume 2 da série de Geofísica da SBGf e foi inspirada na publicação Mining Geophysics, v. 1, editada pela Society of Exploration Geophysicists (SEG). Dividido em nove capítulos, além da introdução à prospecção, o livro analisa os sulfetos maciços e os disseminados, minérios de ferro, diamantes, bauxita, cassiterita, ouro e pláceres.

O Diretor Global de Exploração Mineral e Desenvolvimento de Projetos da Vale, Marcio Godoy, escreveu um texto introdutório que acompanha a obra: “A Geofísica é parte fundamental do trabalho de prospecção mineral, ela é a base para a condução da maioria dos programas de exploração, contribuir para reduzir os riscos e encurta o caminho para a descoberta de depósitos minerais… registro e valorizo aqui o alto nível de qualidade, seriedade e comprometimento da SBGf, que, com iniciativas como esta, vem desempenhando um importante papel para o desenvolvimento e a promoção da Geofísica no país”.

José Gouvêa Luiz é geólogo e mestre e doutor em Geofísica. Iniciou sua carreira no magistério na Universidade Federal do Pará, onde hoje atua como Professor Associado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Geociências, com ênfase em Prospecção Geofísica e Métodos Elétricos e Eletromagnéticos. Em atividade de extensão, desenvolveu trabalhos de prospecção geofísica para companhias de mineração e agências do governo, principalmente para a localização de água subterrânea, ouro, minério de cobre e cassiterita. Seus trabalhos mais recentes foram desenvolvidos na área de geofísica aplicada à água subterrânea, ao meio ambiente e à prospecção arqueológica.


Você também pode se interessar por: