Para encerrar o ciclo de palestras da SBGf ao vivo, no terceiro dia abordaremos sobre Geofísica da Terra sólida, e para falar sobre o assunto convidamos Ricardo Trindade e Roberta Vidotti.
Ricardo Trindade possui graduação em Geologia na UFRN, doutorado em Geofísica na USP e Livre-Docência na USP. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geofísica da USP e vice-Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Desenvolve pesquisas em magnetismo de rochas, anisotropia magnética, paleomagnetismo e arqueomagnetismo, com o objetivo de compreender períodos críticos da história da Terra, como a transição Precambriano-Cambriano e crises ambientais do Fanerozóico. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro do Comitê Assessor do CNPq. Ricardo abordará em sua palestra o tema “Do Núcleo da Terra aos biomas da Amazônia: a Geofísica como ferramenta para compreender as profundezas da Terra e seus efeitos em superfície”.
Roberta Vidotti é Professora Associada do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília desde 2009, e coordena o Programa de pós-graduação em Geologia da UnB. Geóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Geofísica pelo Observatório Nacional e PhD em Geofísica pela University of Leeds. Tem experiência na área de Geofísica, com ênfase em Métodos Potenciais aplicado a prospecção mineral e de hidrocarbonetos. Foi consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos) e trabalhou no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES). Roberta falará sobre estrutura termal e elástica da litosfera: estudos de caso.
A live será realizada no dia 2 de outubro, às 18 horas, transmitida pelo Canal do YouTube e Facebook da SBGf. Durante a transmissão a SBGf fará sorteios de brindes.
Não perca!