Nota de Falecimento – Professor Dr. Martin Tygel

A Sociedade Brasileira de Geofísica comunica com profundo pesar o falecimento de seu associado, Professor Dr. Martin Tygel, ocorrido no dia 13 de julho de 2025.

A cerimônia de despedida está sendo realizada hoje, 14 de julho, no Memorial Bom Pastor, em Campinas, com encerramento previsto para as 13h.

Martin Tygel era Bacharel em Física (1969) pela UERJ e Mestre em Matemática (1973) pela PUC-Rio. Com apoio do CNPq, obteve o mestrado (1976) e doutorado (1979) em Matemática na Universidade de Stanford. Atuou como docente na UFRN (1979–1981) e na UFBA (1981–1983), onde foi responsável pelas disciplinas de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Geofísica em parceria com a Petrobras. Em 1984, ingressou na Unicamp, onde construiu grande parte de sua notável trajetória acadêmica e científica.

Recebeu diversos reconhecimentos ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Conrad Schlumberger da Associação Europeia de Geofísicos e Engenheiros (2002). Foi um dos fundadores, em 1997, do Consórcio de Tecnologia de Inversão de Ondas (WIT). Fundou, em 2001, o Laboratório de Geofísica Computacional (LGC) no Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp e, em 2013, o Laboratório de Geofísica de Alto Desempenho (HPG) no Centro de Estudos do Petróleo da mesma universidade.

Seu trabalho sempre enfatizou a integração de resultados geofísicos com computação de alto desempenho (HPC), promovendo avanços com aplicação prática direta na área. Em 2015, foi nomeado membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências da Terra. Em 2017, foi reconhecido com o título de Honorary Lecturer para a América Latina pela Society of Exploration Geophysicists (SEG).

Autor de três livros e mais de 200 publicações em revistas e anais de congressos internacionais, o Prof. Tygel também acumulou vasta experiência em projetos de integração entre a academia e a indústria do petróleo. Seus principais interesses de pesquisa incluíam metodologias e algoritmos para processamento sísmico, geração de imagens e inversão — todos com base sólida na propagação de ondas e aplicação prática na exploração e no monitoramento de reservatórios de hidrocarbonetos.

Fica entre nós a memória de um profissional brilhante, generoso, profundamente dedicado ao conhecimento, à formação de novos cientistas e ao avanço da geofísica.

A SBGf manifesta seus mais sinceros sentimentos à família, amigos, colegas e alunos do Professor Martin Tygel.

Compartilhar em:

Associados corporativos