SBGf LIVE – Roda de Conversa: O Núcleo da Terra teria quase parado e mudado o sentido de rotação. O que diz o estudo?

Nossa próxima live será sobre uma notícia que está circulando nas mídias e pegou toda a comunidade científica de queixo caído: aparentemente o núcleo interno da Terra desacelerou. Muitas dúvidas acabam aparecendo dos mais leigos até os geofísicos: o núcleo desacelerou, parou ou inverteu seu movimento? Como descobriram isso? Isso afeta a nossa vida de alguma forma? O mundo vai acabar?

A falta de informação acaba abrindo caminhos para a divulgação de Fake News e a SBGf quer ajudar a esclarecer essa grande descoberta. Convidamos para falar sobre este assunto, o Professor Doutor do Departamento de Geofísica do IAG-USP, Carlos Moreno, e a Bacharel em Geofísica e Mestre pela UFRN, Thuany Lima.

Carlos Moreno possui Bacharelado (2007), Mestrado (2010) e Doutorado em Geofísica pela USP (2014), além de Pós-Doutorado pela Universidade de Michigan e USP (2015 a 2018). Atualmente, é Professor Doutor do Departamento de Geofísica do IAG-USP. Carlos possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Sismologia Global, Sismologia Computacional, Métodos Potenciais e Desenvolvimento de Algoritmos Computacionais.

Thuany Lima é Bacharel em Geofísica e Mestre pela UFRN. Atualmente faz doutorado na Australian National University e tem como foco mapear o interior da Terra com a Sismologia.

A live será transmitida no dia 15 de fevereiro, às 18h, pelo Canal do Youtube, Facebook e LinkedIn da SBGf, com a mediação do Prof. na UnB e Editor Chefe do Brazilian Journal of Geophysics (BrJG), George Sand.

Ao final da live será sorteado um exemplar do livro “Considerações sobre a Aquisição Sísimica Multiclientes no Brasil: Aspectos Legais”, de Simplicio Lopes de Freitas. 

Não perca!

Compartilhar em:

Associados corporativos