Na próxima quarta-feira (05), às 18h, transmitiremos uma live sobre a “Programação do II Workshop SBGf: South America Equatorial Margin” com a participação do Doutor Renato Darros (ATP Azevedo Travassos Petróleo) e do Mestre Jonilton Pessoa (Petrobras).
Renato Darros é um geólogo formado pela Universidade de Brasília, com doutorado em geodinâmica de bacias e exploração sísmica profunda pela Universidade Cornell. Após 21 anos em cargos técnicos e de gestão na Petrobras, ele trabalhou na academia, fundou uma empresa de processamento sísmico e depois atuou como diretor de E&P em pequenas empresas independentes. Foi Diretor Executivo do conselho inaugural da PPSA em 2013. Atualmente, ele é consultor sênior.
Engajado em pesquisa acadêmica, Renato escreveu artigos acadêmicos que se tornaram referências na Margem Equatorial Brasileira, nos Rifts do Nordeste Brasileiro e na abertura do Atlântico Sul. Após deixar a Petrobras, ele liderou P&D em óleo e gás na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a implementação de laboratórios de pesquisa aplicada em geofísica e geologia, patrocinados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e Petrobras. Ele também co-fundou a Flamoil Serviços Ltda., uma provedora de soluções de E&P em processamento sísmico focada na exploração onshore.
Como Diretor de E&P de pequenas empresas independentes de petróleo onshore, ele fez contribuições significativas para a Imetame Energia, que se tornou uma empresa operadora conhecida no mercado doméstico de E&P brasileiro. Posteriormente, ele atuou como Diretor Executivo da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), participando do primeiro Conselho da PPSA como diretor, gerenciando acordos de partilha de produção e representação do Estado em acordos de unitização. Atualmente, ele atua como Diretor da E&P da Azevedo Travassos Petróleo – ATP.
Jonilton Pessoa é um geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado em Ciências Geofísicas pela Universidade Federal da Bahia, e possui um MBA em Economia pela FGV. Ingressou na Petrobras em 1987 e iniciou sua carreira profissional como Geofísico de Interpretação. Atualmente, atua como Gerente Executivo de Exploração. Em 1998, Jonilton assumiu a gestão da equipe de processamento sísmico na Bacia de Campos. Em 2000, foi designado como gerente de interpretação de águas profundas na Bacia de Campos. Quatro anos depois, na sede, ele liderou as equipes de interpretação das bacias de Campos e Espírito Santo, na Margem Oriental Brasileira, até 2007, quando foi nomeado Gerente Geral de Interpretação Exploratória para as bacias do Sudeste. De 2016 a 2020, ocupou o cargo de Gerente Geral de Geofísica Aplicada. Em 2020, assumiu o cargo de Gerente Geral de Tecnologia de Processamento de Dados Geológicos e Geofísicos. Atualmente, exerce o cargo de Gerente Executivo de Exploração.
A live será transmitida pelos canais do YouTube, Facebook e LinkedIn da SBGf, com mediação do Presidente da SBGf Luiz Braga.
Não perca!