Nova sigla para a Brazilian Journal of Geophysics

Com o intuito de se adequar ao nome em inglês, a Brazilian Journal of Geophysics passa a ser abreviada como Braz. J. Geophys. em bibliografias, citações e legendas bibliográficas e adota a sigla BrJG, em substituição à RBGf.
 
Por meio de votação eletrônica, o Comitê Editorial da revista e os membros da diretoria e conselho da SBGf foram convidados a escolher uma nova sigla. Em apuração realizada em 11 de março, BrJG recebeu 50% dos votos.
 
A contraposição do uso do acrônimo RBGf, derivado do antigo nome “Revista Brasileira de Geofísica”, ao atual nome “Brazilian Journal of Geophysics”, suscitou a proposta da editora-chefe, Silvia Beatriz Alves Rolim, de adoção de uma nova sigla para evitar eventuais equívocos na denominação do periódico. Considerando que a sigla BJG já designa a Brazilian Journal of Genetics, foi aberta a votação de outras sugestões.
 
A Brazilian Journal of Geophysics (BrJG) é um periódico científico de acesso aberto (open access), que publica artigos técnicos e científicos, inéditos e originais, relacionados às pesquisas em geofísica e às aplicações dos métodos geofísicos nas áreas de Ciências Geológicas, Oceanografia, Ciências Atmosféricas e Ciências Espaciais.
 
O periódico mantém-se aberto à submissão de manuscritos em fluxo contínuo, assim como adota o modelo “Ahead of Print” de publicação, que consiste na pronta divulgação de artigos no site da revista com identificação por DOI, tão logo estes tenham sido avaliados e aprovados por pareceristas pelo sistema double-blind peer review.
 
A fim de contribuir para o fomento da difusão nacional e internacional da produção geocientífica, o autor não paga nenhuma taxa de submissão e nem de publicação, independentemente de ser associado ou não à SBGf.
 
Para consultar os artigos já publicados e obter mais informações sobre a submissão de trabalhos, acesse www.rbgf.org.br.
Compartilhar em:

Associados corporativos